Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Vídeo: idosa de 113 anos é vacinada contra a Covid-19 em Arapiraca

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de fevereiro de 2021

xxz
Prefeitura de Arapiraca | 17:51

Quando a Gripe Espanhola assolava o mundo, em 1918, e infectava mais de 500 milhões de pessoas e ceifava 50 milhões de vidas, Maria Ana da Silva tinha pouco mais de 10 anos e foi uma das sobreviventes da maior pandemia da história mundial. Hoje, com 113 anos, lúcida e muito comunicativa, a centenária moradora de Arapiraca recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

“Ficamos muito surpresos e felizes ao mesmo tempo, ao encontramos uma pessoa com uma idade tão avançada e, acima de tudo, uma mulher forte sobrevivendo a tanta coisa que acontece nos dias atuais”, afirmou a enfermeira Gisele Miranda.

Residente no bairro Teotônio Vilela, em Arapiraca, Maria Ana da Silva, ao lado da filha Gelda, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em mais um dia de imunização de idosos contra a doença.

A enfermeira Gisele Miranda, a técnica de enfermagem Luciana Firmo e a agente comunitária Ângela foram recebidas com muito carinho, no final da tarde desta segunda-feira (22), em um dia considerado histórico para a equipe. “Ela estava tranquila, sorridente e perguntou apenas se a injeção doía”, relata a enfermeira.

Agricultora aposentada, Maria Ana da Silva nasceu no dia 18 de dezembro de 1907, na cidade de Garanhuns, no interior do estado de Pernambuco. Durante a visita da equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, ela contou que reside há mais de 70 anos no bairro, que antigamente fazia parte das “Olarias”, um dos lugares que deram origem ao desenvolvimento e crescimento da cidade.

Idosos acamados

Desde o dia 21 de janeiro que a vacinação de profissionais de saúde e de idosos que fazem parte do grupo prioritário está sendo realizada em Arapiraca.

A imunização ocorre de forma organizada e sem filas. Uma das estratégias encontradas é a vacinação volante para os idosos que moram na zona rural ou para aqueles da zona urbana que estão acamados ou com problemas de locomoção.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunipreveníveis da Secretaria de Saúde, a enfermeira Mônica Suzy, todos os idosos da zona rural já receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford.

“As equipes volantes estão realizando agora a vacinação dos idosos acamados que moram na zona urbana. Aqueles com idades a partir de 85 anos estão recebendo a AstraZeneca, e os com idade entre 83 e 84 anos recebem a Coronavac”, acrescentou.

É importante ressaltar que a vacinação em casa é exclusiva para idosos acamados ou com problemas de locomoção. Quem não se enquadrar nestes casos, deve procurar o Sesc Arapiraca para receber a primeira dose da vacina.

Fonte: TNH1 

Galeria de Imagens