Anadia/AL

19 de março de 2024

Anadia/AL, 19 de março de 2024

Uneal concede título de Mestres de Cultura Popular das Alagoas a artesãos

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 25 de fevereiro de 2021

xxz

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais e o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares, Jairo Campos da Costa, convidam para a cerimônia de concessão do título de mestres e mestras de Cultura Popular das Alagoas, a personalidades vivas e in memoriam, no próximo domingo (28), às 19h, no Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, Povoado Ilha do Ferro, situado em Pão de Açúcar, no sertão alagoano.

Na ocasião, serão homenageadas 71 pessoas que contribuíram com o fortalecimento da arte popular no Povoado. Destes, apenas 15 estão vivos e atendem os critérios de tempo de dedicação na sabedoria tradicional e de repasse desta sabedoria. “Nosso objetivo é celebrar a contribuição de quem não está mais conosco e reconhecer o protagonismo dessas pessoas, divulgando e imortalizando todos. ‘No caso dos mestres e mestras vivos valorizamos o potencial, a cadeia criativa, a profissionalização. É a universidade pública ratificando que eles são mestres da cultura popular, que desenvolvem uma sabedoria”, enfatiza Jairo Campos.

Ainda, segundo Campos, “o reconhecimento de mestre confere a essas pessoas o reconhecimento público a chancela institucional, agregando valores, fortalecendo a cultura, a identidade alagoana, a cadeia criativa, o desenvolvimento de renda local na comunidade sertaneja de Pão de Açúcar na Ilha do Ferro”, completa.

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa de Literatura e Artes Visuais Populares, junto ao Sistema de Museus da Uneal, por meio do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos.

O evento seguirá as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira a lista de homenageados:

Fonte: Sete Segundos 

Galeria de Imagens