Assessoria | Marx Beltrão | 11:42

O deputado federal Marx Beltrão defendeu nesta sexta-feira (26) a “vacinação em massa da população alagoana e brasileira diante da pandemia da Covid-19”. De acordo com o parlamentar, a imunização é vital e “para que ela seja realizada com celeridade todo o esforço do governo deve se voltar para este fim”.

Com voto favorável de Marx Beltrão, a Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a Medida Provisória 1026/21, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a Covid-19, com dispensa de licitação e regras mais flexíveis para os contratos.

Na sessão do Plenário, foi aprovado o parecer que autoriza os estados e os municípios a comprar e aplicar as vacinas se a União não adquirir doses suficientes para a vacinação dos grupos previstos no plano de vacinação.

A iniciativa seguiu julgamento iniciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no qual a maioria dos membros da Corte decidiu permitir a estados e municípios a compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 se o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas sejam insuficientes.

“Repito: é determinante a vacinação em massa para que possamos vencer a Covid-19 o quanto antes, salvar vidas e recuperar o que foi perdido na pandemia. No texto aprovado da MP, autorizamos estados e municípios a comprar e aplicar vacinas caso a União não adquira doses suficientes, sobretudo agora, com mais imunizantes aprovados pela Anvisa”, afirmou o parlamentar.

O texto da Medida Provisória também determina que a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Fonte: Cada Minuto