Home Municípios AMA reage à suspensão de Operação Pipa em Alagoas

AMA reage à suspensão de Operação Pipa em Alagoas

Por Alagoas Brasil Noticias

Operação Pipa (Foto: Divulgação). 16:19

Diante da decisão do Governo Federal, comunicada pelo Exército, pela suspensão da captação de água e distribuição pela Operação Pipa, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, pediu o retorno imediato da Operação.

A Operação Pipa atende a 137 mil pessoas, distribuídas em 600 localidades da Zona Rural de 42 municípios do Sertão e Semi árido. Este final de semana o Exército determinou aos pipeiros a suspensão de captação de água e consequente distribuição.
Hugo Wanderley diz que a decisão chega no momento que Alagoas registra agravamento da seca no Sertão, que passou da categoria moderada para grave, severidade que não era registrada desde fevereiro de 2020 e que foi identificada em 6,71% do território alagoano. A informação consta no monitor de secas da Agência Nacional de Águas (ANA). O estado também registrou a expansão da área com seca moderada no estado, que passou de 14,12% para 16,99% entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

“O que já era precário vai ficar insustentável porque as famílias vão ficar sem o básico pra sobrevivência que é a água potável, em um momento também grave com o aumento dos casos da Covid”, afirma o presidente.

A AMA pede um posicionamento oficial do Exército para cobrar ao governo federal que reveja essa decisão contra o povo do Sertão de Alagoas. O Governador Renan Filho já se disponibilizou a agendar uma audiência com o Ministro e auxílio do Estado.

Segundo o portal de notícias UOL, alguns parlamentares, principalmente da região Nordeste, tentam sensibilizar o Ministério da Economia para liberar recursos.

O site divulgou que de acordo com informações do Comando Militar do Nordeste, “4.100 pipeiros participam da distribuição de água nos 40.098 pontos de abastecimento e, atualmente, cerca de 35% dos pipeiros estão com a distribuição interrompida temporariamente”.

A Operação é comandada pelo Ministério da Defesa em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mas a liberação de recursos fica a cargo do Ministério da Economia.

Em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.

Fonte: Tribuna Hoje


Eventually, you may be able to delay ejaculation without help. cialis generic south africa When you feel the urge to ejaculate, stop having sexual activity completely.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário