Foto:© | Exame para detectar a Covid-19 | 09:07

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) investiga a reinfecção do novo coronavírus em 18 pacientes em Alagoas. O casos estão concentrados, sem sua maioria, em Maceió e outros distribuídos pelos municípios de Rio Largo, Satuba e Santana do Ipanema. 

Em Maceió, são 15 pacientes suspeitos terem contraído a doença novamente, após a primeira infecção. Os demais casos são das outras cidades. Durante esse período de pandemia, a Sesau já descartou 47 casos suspeitos de reinfeção. 

Esses casos estavam concentrados em oito municípios, sendo  cidade de São Miguel dos Campos ter dito dois casos suspeitos. As outras cidades foram: São Miguel dos Milagres, Arapiraca, União dos Palmares Junqueiro e  Barra de São Miguel. 

Durante os estudos realizados sobre o comportamento do novo coronavírus, os cientistas já comprovaram que é possível contrair o vírus duas vezes.  

Como se comprova uma reinfecção?

O Ministério da Saúde considera caso suspeito a pessoa com dois resultados positivos no exame de RT-PCR, que detecta a presença do vírus no organismo, com intervalo intervalo igual ou superior a 90 dias entre as duas infecções.

Mas, para ter certeza de que se trata de uma nova doença, é preciso sequenciar o código genético do vírus nas duas ocasiões e comparar os resultados. “E essa não é uma prática do cotidiano”, pontua Queiroz. Ou seja, a falta dessa avaliação dificulta uma contagem precisa dos episódios de reinfecção.

Fonte : Cada Minuto