Home Mundo Japão planeja prorrogar estado de emergência em Tóquio até 21 de março, diz ministro japonês

Japão planeja prorrogar estado de emergência em Tóquio até 21 de março, diz ministro japonês

Por Alagoas Brasil Noticias

*Reprodução

O governo do Japão planeja prorrogar o estado de emergência na cidade de Tóquio e mais três da região até o dia 21 de março. A medida para combater o avanço da Covid-19 ganhou duas semanas a mais do que o previsto, informou nesta sexta-feira (5), o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura.

Nishimura, que está encarregado da resposta do governo ao coronavírus, fez o comentário no início de uma reunião de manhã (horário local, noite de quinta-feira no Brasil) em um encontro com conselheiros em busca de uma aprovação para a medida.

As prefeituras de Tóquio, Chiba, Kanagawa e Saitama, que representam cerca de 30% da população do país, solicitaram uma prorrogação para além da data marcada originalmente, 7 de março, já que os novos casos de coronavírus não caíram o suficiente para atingir a meta estipulada.

Ainda assim, o número de novos casos bastante inferior ao pico no início de janeiro, quando o estado de emergência entrou em vigor. Tóquio reportou 279 casos na quinta-feira, em comparação com o recorde de 2.520 do dia 7 de janeiro.

No país todo, o Japão registrou cerca de 433 mil casos e 8.050 mortes pela Covid-19 até quarta-feira.

Estrangeiros nas Olimpíadas

O governo do Japão também deve decidir se turistas estrangeiros vão poder participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio marcados para o fim de julho deste ano, disse o ministro dos Jogos Olímpicos, Tamayo Marukawa, na quarta-feira (3).

Ciclista passa em frente ao estádio de Tóquio onde devem acontecer as Olimpíadas — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Ciclista passa em frente ao estádio de Tóquio onde devem acontecer as Olimpíadas — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

A chefe do comitê organizador dos Jogos, Seiko Hashimoto, afirmou que gostaria de chegar a uma decisão até o fim deste mês.

As pesquisas mostram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos durante a pandemia de Covid-19.

O governo estava planejando proibir torcedores do exterior devido a temores de que eles espalhem o coronavírus, de acordo com uma reportagem do jornal “Mainichi”, que usou fontes que não quiseram se identificar.

Uma pesquisa do jornal “Yomiuri” mostrou na quarta-feira que, se os Jogos acontecerem conforme o programado, 91% das pessoas no Japão querem que os espectadores sejam reduzidos ao mínimo ou não sejam permitidos.

A pesquisa, realizada entre 18 de janeiro e 25 de fevereiro, mostrou que 70% dos entrevistados disseram estar “interessados ​​nas Olimpíadas”, mas 58% afirmaram que não queriam que elas fossem realizadas este ano por causa de temores em relação à Covid-19.

Fonte: G1 Mundo

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário