Anadia/AL

27 de novembro de 2021

Anadia/AL, 27 de novembro de 2021

Para agilizar atendimento, pacientes do Hospital Regional serão encaminhados às Unidades de Saúde

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 15 de março de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
cats 1

Para agilizar atendimento, pacientes do Hospital Regional serão encaminhados às Unidades de Saúde – Foto: Assessoria

Uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Hospital Regional vai desafogar o fluxo de atendimento e internações na maior unidade hospitalar de atendimento clínico do município.

Pacientes clínicos que não tem gravidade no quadro de saúde que procuram o Hospital Regional, estão sendo encaminhados às Unidades de Saúde do Município que possuem o Programa Saúde na Hora.

De acordo com a Superintendente de Atenção à Saúde da Prefeitura de Arapiraca, Josineide Soares, os hospitais e instituições de saúde utilizam um procedimento de acolhimento que classifica os pacientes por cores: vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente). Segundo Josineide, os pacientes que receberem a classificação verde e azul serão encaminhados às Unidades de Saúde. Essa classificação permite mais agilidade no atendimento dos usuários que mais precisam e desafoga o Hospital Regional.
“Após a classificação de risco, o próprio hospital entra em contato com as apoiadoras da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem a intermediação do atendimento pela equipe do Saúde na Hora. O paciente já vai sair do hospital sabendo qual unidade básica procurar”, informou a superintendente de Atenção à Saúde.

Programa Saúde na Hora

Em novembro de 2020 a Prefeitura de Arapiraca implantou o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.

O objetivo do Saúde na Hora é ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citologia, administração de vacinas, pré-natal, entre outros.

O atendimento diferenciado, que tem beneficiado, principalmente os trabalhadores, que contam com horário extra para cuidar da saúde, está acontecendo nas unidades localizadas nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, e 4º Centro de Saúde, localizados nos bairros Santa Edwiges e Itapoã.

Fonte: 7 Segundos 



Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter