Anadia/AL

17 de outubro de 2021

Anadia/AL, 17 de outubro de 2021

Bancada Federal atende AMA, vota PLN e garante retorno da Operação Pipa

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 18 de março de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
xx11
 
Foto: Reprodução Google Imagens | Laís Pita | 12:25

 Após ampla mobilização da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA –  a coordenadora da bancada federal, deputada Tereza Nelma anunciou, em reunião virtual, com a presença dos deputados e senadores alagoanos, a aprovação do PLN 1 no Congresso. Com isso, os recursos para o retorno da Operação Pipa estão garantidos tão logo o presidente sancione e os ministérios do Desenvolvimento Regional e Defesa acelerem os trâmites burocráticos.

O presidente Hugo Wanderley, ao solicitar apoio da bancada, mostrou aos parlamentares o drama que milhares de famílias em situação de vulnerabilidade estão passando com a falta de água potável, principalmente em um momento tão sério de aumento da pandemia da Covid.

“A Operação Pipa, que é muito bem conduzida pelo Exército, em Alagoas, cumpre um papel social importante, já que os municípios não têm condições de, sozinhos, bancar esse trabalho, principalmente com a previsão de um ano difícil para o Sertão e Agreste, que até agora não tiveram sequer uma trovoada”, pontuou Wanderley.

O secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Alves, reconheceu o problema e garantiu, junto com o ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho, acelerar os processos administrativos para que a operação seja reativada o mais rápido possível. Ele também esclareceu a impossibilidade de uso do orçamento de emergência porque a seca não é um desastre imprevisível e há uma vedação do TCU.

A coordenadora da bancada, deputada Tereza Nelma, também anunciou que vai solicitar uma reunião com o Ministério da Defesa, Comando de Operações Terrestres e Comando Militar do Nordeste para que todos assumam o compromisso coletivo de superar a burocracia administrativa e garantir o retorno imediato da Operação Pipa em Alagoas.

Fonte: Diário Arapiraca  

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter