Anadia/AL

22 de outubro de 2021

Anadia/AL, 22 de outubro de 2021

‘Vista cansada’ atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos e se torna cada vez mais precoce no Brasil

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de março de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
WhatsApp_Image_2021-03-23_at_10.53.57

Por Lucas Carvalho, com Ascom Hapvida – Dr Cleovan Almeida / Foto: Ascom Hapvida

Ler um livro ou, até mesmo, uma bula de remédio torna-se cada vez mais desafiador com o passar dos anos. Conhecida como “vista cansada” ou “síndrome do braço curto”, a presbiopia atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

“Existem alguns fatores que estão desencadeando a presbiopia mais cedo nas pessoas, como o excesso de exposição a telas de notebook, celular e computadores, e as mudanças impostas pela vida moderna”, alerta o Dr. Cleovan Almeida, oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió.

O profissional afirma que o desenvolvimento da vista cansada já está se tornando comum em pessoas a partir dos 30 anos. Para prevenir os sintomas e retardar o aparecimento da presbiopia, ele dá dicas de como ler em ambientes bem iluminados, utilizar monitores que possuam recurso antirreflexo e consultar periodicamente um oftalmologista, estando atento aos sinais da sua visão.

Segundo o oftalmologista, o principal sintoma da presbiopia é a dificuldade de focar em objetos próximos. Neste caso, é muito comum a pessoa se afastar de algo para conseguir ler ou enxergar. Mas a vista cansada também possui outros sinais aos quais é preciso ficar atento.

“Visão borrada, vermelhidão e lacrimejamentos, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dificuldade no trabalho e queda de produtividade são alguns deles”, explica o médico.

Tratamento

De acordo com o médico, em alguns casos, a presbiopia precisa ser tratada por meio de cirurgias, mas, nem todos os pacientes se encaixam nos requisitos para realizar o procedimento.

“O uso de lentes de contato e óculos de grau costumam ser eficazes para pessoas que têm vista cansada, mas o tratamento adequado para corrigir essa alteração dependerá da avaliação de um profissional qualificado. Por isso, se você apresentar qualquer dificuldade para ler, independentemente da idade, precisa procurar um oftalmologista”, conclui.

Fonte: Gazeta Web


Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter