Anadia/AL

22 de outubro de 2021

Anadia/AL, 22 de outubro de 2021

Unidades hospitalares da Sesau começam a receber produtos da agricultura familiar

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 25 de março de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
XX1

Produtos da agricultura familiar já estão abastecendo as unidades de saúde mantidas pela Sesau (Foto: Agência Alagoas) | 00:13

Uma alimentação saudável e nutritiva garante uma melhor recuperação para os pacientes que estão internados e em recuperação nas unidades de saúde. Foi com essa intenção que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com o objetivo de abastecer os hospitais geridos pela Sesau.

Os produtos estão sendo adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agriculta Familiar do Estado de Alagoas (PAA/AL), pelo modelo de compra institucional, trazendo incentivos aos agricultores familiares atendendo as demandas de consumo de alimentos da Sesau.

As unidades ligadas à Sesau, que estão contempladas com o PAA/AL, são o Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Daisy Brêda, ambos na capital; o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; Unidade Mista Senador Arnon de Melo, na cidade de Piranhas; Unidade Mista Antenor Serpa, no município de Delmiro Gouveia e Unidade Drª. Quitéria Bezerra de Melo, em Água Branca.

Além do fortalecimento da agricultura familiar local, essa mudança também trará uma melhoria nas refeições oferecidas nessas unidades, informou o secretário de Estado da Saúde, Alexandres Ayres. “A Sesau é o primeiro órgão do estado a realizar essa aquisição por meio do PAA. A partir de agora, todos os hospitais da rede estadual de saúde serão abastecidos com alimentos de qualidade, produzidos por essas cooperativas da agricultura familiar, que serão consumidos pelos pacientes e servidores”, ressaltou o titular da saúde estadual.

Os mais diversos tipos de alimentos cultivados pelos agricultores familiares estão abastecendo as unidades da Sesau são frutas, verduras, hortaliças e raízes. Na lista das frutas constam banana, melancia, laranja, melão, mamão, coco verde, limão e abacaxi. As raízes são inhame e mandioca. Polpas de frutas, açúcar cristal e leite de coco, também estão entre os itens adquiridos. Algumas das hortaliças e verduras que estão à disposição são abóbora, alface, batata inglesa, beterraba, cebola branca, cenoura, coentro, pimentão, tomate e batata doce.

Para Ivanna Dacal, coordenadora de nutrição da gerência administrativa da Sesau, os produtos da agricultura familiar vão melhorar a qualidade do serviço oferecido para os pacientes que estão internados. “O PAA vai trazer uma série de benefícios para a saúde dos pacientes que forem consumir produtos naturais de qualidade e sem agrotóxicos. As refeições passarão a contar com uma variedade de frutas, verduras e legumes, com isso os pacientes irão consumir alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes, garantindo aos pacientes maiores chances de recuperação do seu quadro clínico”, disse a nutricionista.

Anteriormente, as refeições de pacientes e servidores eram fornecidas por empresas terceirizadas, e agora, com a compra desses produtos a alimentação será produzida nas próprias unidades de saúde. De acordo com Denys Cavalcante, gerente administrativo da Sesau, o PAA também vai gerar economia para o Estado.

“A compra desses alimentos foi feita por meio de licitação, no qual três cooperativas foram as vencedoras, e cada uma vai distribuir, semanalmente, um tipo de alimento. A aquisição desses produtos da agricultura familiar trará uma economia próxima de R$ 800 mil por ano, além de garantir a inclusão econômica e social desses produtores locais”, afirmou o gerente.

Fonte: Tribuna Hoje 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter