Home Mundo Terremoto deixa mortos e feridos na Indonésia

Terremoto deixa mortos e feridos na Indonésia

Por Alagoas Brasil Noticias

Moradores inspecionam casa em Malang, atingida pelo tremor de terra ocorrido neste sábado na costa da ilha de Java, na Indonésia. Via REUTERS – ANTARA FOTO
O terremoto, ocorrido às 14h locais, foi sentido em toda a região leste de Java, onde vivem 40,7 milhões de pessoas. Em Malang e seus arredores, localidade de 3 milhões de habitantes, o tremor assustou muitos moradores. “Foi forte e durou muito tempo”, disse a moradora Ida Magfiroh à agência de notícias AFP. 

Segundo a Agência Nacional de Preveção de Desastres, ao menos sete pessoas morreram, outras duas sofreram ferimentos graves e dez pessoas ficaram levemente feridas. Várias famílias do leste de Java tiveram que ser evacuadas, reportam as agências internacionais.

De acordo com um balanço preliminar da agência indonésia, mais de 300 casas e dezenas de outros edifícios, incluindo escolas, hospitais, locais de culto, prédios de escritórios e repartições públicas foram danificados. Imagens da mídia local mostram casas que ruíram na costa sudeste da ilha, a mais próxima do epicentro do tremor. 

Os arquipélagos do sudeste asiático sofrem uma grande atividade sísmica e vulcânica por causa de sua posição no denominado “Cinturão de fogo” do Pacífico, área de choque de placas tectônicas.

Em 2018, a região de Palu, na ilha de Celebes, foi afetada por um violento tremor de terra de magnitude 7,5 seguido por um tsunami devastador. Esta catástrofe deixou mais de 4.300 mortos e desaparecidos e ao menos 170.000 deslocados.

Outro terrível terremoto de magnitude 9,1 foi registrado na costa de Sumatra em 2004 e provocou um tsunami que matou 220.000 pessoas na região, 170.000 delas na Indonésia.

Fonte: RFI


Facebook Comments

você pode gostar