Home Alagoas Covid-19: Alagoas registra maior nº de mortes em uma semana desde o início da pandemia

Covid-19: Alagoas registra maior nº de mortes em uma semana desde o início da pandemia

Por Alagoas Brasil Noticias

Por Jamylle Bezerra – Cemitério Maceió – Foto: Reprodução
Alagoas ultrapassou nesta 14ª Semana Epidemiológica o recorde de mortes em uma única semana, desde o início da pandemia, por complicações da Covid-19. Foram 160 vidas perdidas no período, que contabilizou 4.315 casos da doença. O maior número registrado até então havia sido de 158 óbitos, na 23ª Semana Epidemiológica de 2020. A tendência, após o marco, é de uma caminhada de redução no número de casos e óbitos, segundo análise do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC).

Pela primeira vez desde outubro de 2020, o número reprodutivo efetivo (Rt) da Covid-19 ficou abaixo de 1, uma evidência de que as medidas de isolamento social em vigor estão contribuindo para o controle da transmissão.

O número de casos em investigação também apresentou uma queda. Eram 9.445 casos suspeitos até este sábado (10), uma queda de aproximadamente 10% comparado ao número do fim da Semana Epidemiológica anterior. O quantitativo segue superior ao registrado ao longo de quase todo ano passado, mas vem tendo sucessivas quedas até o momento.

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado também apresentam estabilização em sua ocupação. Até este sábado (10), a ocupação média em Alagoas era de 87%, com ocupação média de 323 leitos. Apesar de não ter grandes aumentos, o que reduz os riscos de colapso, o número segue elevado e bem acima do máximo recomendado de 70%.

Na avaliação dos pesquisadores do OAPPEC, a ocupação hospitalar justifica a manutenção das atuais medidas de isolamento social para que seja possível uma redução nos números nas próximas semanas.

Fonte: Gazeta Web




Facebook Comments

você pode gostar