Anadia/AL

27 de novembro de 2021

Anadia/AL, 27 de novembro de 2021

Google Chrome 90 permite enviar texto destacado em páginas da web

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 19 de abril de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
XX1
Google Chrome | Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog / Tecnoblog | Bruno Gall De Blasi | 16:16 
 
O Google Chrome 90 recebeu uma nova ferramenta para criar links que levam o usuário diretamente a uma parte destacada de um texto. A novidade, que promete facilitar o compartilhamento de páginas da web com amigos, colegas de trabalho e afins, começou a ser liberada na versão estável do browser do Google nos últimos dias.

A função surge na versão estável depois de aparecer no Chrome Canary. Ao selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse, o usuário contará com o novo item “Copiar link para o conteúdo destacado”. Nesta opção, o navegador vai gerar um link e copiá-lo. Depois, é só colar em uma mensagem, por exemplo, para compartilhá-lo.

Ao acessar o link gerado pela ferramenta, o usuário será levado diretamente à parte do texto que foi selecionada. Além disso, o trecho será marcado por um grifo na cor amarela, para apontar ao destinatário a parte do conteúdo que merece atenção.

Durante os meus testes com o macOS Big Sur nesta segunda-feira (19), o recurso só funcionou ao acessar as páginas pelo Chrome e Microsoft Edge. No Brave, Firefox e Safari, o browser sequer rolou a página até o item selecionado. Em todos os casos, os navegadores estavam atualizados com as versões estáveis mais recentes disponíveis.

Texto destacado pelo novo recurso do Google Chrome
Texto destacado pelo novo recurso do Google Chrome

Foto: Reprodução/Tecnoblog / Tecnoblog

Como criar links para trechos de textos no Chrome 90

Para utilizar o recurso, é preciso ter o Google Chrome 90 instalado. Mas, vale lembrar, nem todos os usuários receberam o recurso até o momento, como é o meu caso. Ainda assim, é possível forçar a ativação da nova função através do Chrome Flags. Saiba como habilitar a nova ferramenta do navegador a seguir:

  1. Verifique se há atualizações no navegador;
  2. Acesse “chrome://flags”, pela barra de endereços, e pesquise por “Copy Link To Text”;
  3. Ative o recurso ao alterar de “Default” para “Enable”;
  4. Reinicie o navegador.

Após a ativação, acesse alguma página da web e selecione a parte desejada do texto. Depois, clique com o botão direito do mouse e vá em “Copiar link para o conteúdo destacado”, para registrar o endereço na área de transferência. Por fim, é só colar o link em uma mensagem, publicação de rede social e afins para enviá-lo a outras pessoas.

Opção para criar link para o conteúdo destacado no Google Chrome
Opção para criar link para o conteúdo destacado no Google Chrome

Foto: Reprodução/Tecnoblog / Tecnoblog 

 
Fonte: Terra 
 
 
 
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter