Home NotíciasSaúde Solidão. O que fazer quando nos sentimos mais tristes?

Solidão. O que fazer quando nos sentimos mais tristes?

Por Alagoas Brasil Noticias

| 23:04

 

O último ano tem sido altamente desafiante para a nossa saúde mental. O recomendado isolamento social em particular, parece ter tido um impacto grande no bem-estar de muitas pessoas. Subitamente deixámos de poder conviver com amigos e familiares, perdemos grande parte das nossas regulares conexões sociais.

Os sentimentos de nostalgia que nos fazem lembrar os momentos de convívio no nosso passado parecem provocar-nos mais tristeza do que esperança. Sentimos falta das coisas simples. Dos pequenos toques, gestos e expressões. Tudo isto pode agravar e contribuir para uma maior solidão.

Com o tempo, estes sentimentos mais negativos podem retirar a alegria de viver e retirar algum sentido à nossa existência. Sintomas físicos podem igualmente começar a manifestar-se.

Felizmente existem algumas coisas que podemos fazer sempre que nos sentimos mais solitários para reduzir o impacto destas emoções mais negativas no nosso bem-estar.

  1. Ganhar uma nova perspectiva

Sendo certo que dificilmente podemos mudar as difíceis circunstâncias da nossa vida na atualidade, a verdade é que podemos certamente alterar a forma como as encaramos. A solidão surge quando sentimos que as nossas necessidades sociais não são satisfeitas. Certas pessoas sentem-se mais confortáveis do que outras quando passam mais tempo sozinhas. É importante que reconheça isso mesmo.

Uma boa forma de evitar o impacto mais negativo da solidão passa por perceber que este tempo mais solitário pode ser aproveitado para reforçar aspetos positivos da sua vida. Explorar atividades criativas ou reforçar a sua espiritualidade, por exemplo.

  1. Acrescente som à sua casa

Esta pode ser uma dica útil para quem vive sozinho. Por vezes o silêncio pode realmente tornar-se ensurdecedor. Como tal, poderá procurar adicionar som e barulho ambiente à sua casa. Coloque uma música capaz de melhorar a sua disposição, escolha ouvir um podcast capaz de o entreter ou simplesmente ligue a televisão e deixe a dar um qualquer programa com um volume mais baixo. Experimente também abrir as janelas da sua casa e ouvir o barulho do exterior. Isto é algo que o irá ajudar a sentir-se mais conectado com o resto do mundo.

  1. Mantenha-se conectado

Por mais curtas ou insignificantes que certas interações possam parecer, a verdade é que contribuem para um sentido de conexão maior. Sendo certo que nem sempre é possível estar presencialmente com quem mais gostamos, podemos tentar manter essa ligação de formas alternativas. Uma simples chamadas telefónica ou uma rápida videochamada vão ajudar a que se sinta mais próximo de quem gosta. Quando está a interagir com estas pessoas procure aproveitar o tempo da melhor forma e falar sobre coisas relevantes, intimas e significativas.

  1. Passe mais tempo no exterior

Uma simples mudança de ambiente pode ajudar a renovar o seu espirito. Procure evitar passar muito tempo fechado em casa. Experimente fazer passeios regulares pelo seu bairro. Frequente um qualquer jardim e aproveite para estar mais perto da natureza. Esteja atento às outras pessoas e aos animais que vai encontrando. Tudo isto pode contribuir positivamente para o seu bem-estar emocional. Procure igualmente apanhar sol. De resto este tipo de atividade física pode contribuir também para melhorar o seu sono no final do dia.

  1. Fale sobre os seus sentimentos e expresse-se criativamente

As emoções e os sentimentos podem acumular-se com facilidade. Podemos tentar ignorar a forma como nos estamos a sentir menos bem, todavia isto acaba por gerar consequências no longo-prazo. Sempre que possível expresse a forma como se está a sentir. Seja em voz alta, através da escrita ou da pintura, o importante é que reconheça estes elementos.

De resto, procure encontrar um amigo ou familiar com quem possa falar abertamente sobre estes temas. Sem rodeios, sem esconder nada. Alguém com quem possa ser completamente vulnerável. Este tipo de conversas irão ajudar a que se sinta mais aliviado e podem ser úteis para encontrar soluções para melhorar a sua disposição emocional.

Fonte: Forever young

Facebook Comments

você pode gostar