Anadia/AL

18 de março de 2024

Anadia/AL, 18 de março de 2024

Alagoas registra, em 2020, 425 colisões entre veículos e postes de energia elétrica

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 10 de maio de 2021

rs=w_600,h_400,i_true,cg_true,ft_cover (2)

 

Por – Vanessa Alencar 17:27

Durante o Maio Amarelo, mês mundial sobre de conscientização sobre segurança no trânsito, a Equatorial Alagoas divulgou um ranking de acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica em Alagoas. Segundo dados informados pela assessoria de Comunicação da distribuidora, 425 colisões deste tipo foram registradas em 2020.

Entre janeiro do ano passado e março deste ano, o ranking de municípios que lideram o maior número de colisões contra postes de alta tensão são Maceió, com 116 ocorrências; Arapiraca, com 38 casos e, em seguida, Marechal Deodoro, com 27 acidentes. 

Conforme o balanço realizado pela distribuidora, que atende cerca de 1,17 milhão de consumidores em todo o estado, em quase todos os casos uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente. Dependendo da gravidade da colisão, o abastecimento pode atingir vários bairros por algumas horas, tempo necessário para os reparos ou a troca do poste. 

O executivo de segurança do trabalho da distribuidora, Bruno Pimentel, destaca que nos indicadores de acidentalidade da Equatorial Alagoas, mais da metade, 52%, são eventos relacionados ao trânsito. 

“As consequências desse tipo de acidente são grandes, não só para as pessoas que moram na área, como em locais onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, hospitais, farmácias, delegacias, clínicas, lotéricas. Além disso, o recurso utilizado para repor a estrutura e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida aos alagoanos”, explicou.

Segundo Bruno Pimentel, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 44 mil. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida, qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

De acordo com os órgãos fiscalizadores de trânsito acidentes deste tipo geralmente ocorrem na madrugada ou finais de semana e são causados, principalmente, por falha humana. 

“O que temos observado, referente a acidente de trânsito envolvendo veículo automotor e objetos estáticos, como por exemplo, um poste, é o excesso de velocidade na via, o uso do celular ao volante, sonolência, mistura de álcool e outras drogas, a falta de manutenção preventiva no veículo, além de condições ambientais referentes à via, como a pista molhada em dias de chuva”, ressaltou o diretor de operações de mobilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, Ricardo Duarte.       

A Equatorial Energia reforça aos clientes que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da empresa, por meio do telefone 0800 082 0196, para que uma equipe técnica vá até o local para realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Fonte Cada Minuto

Galeria de Imagens