Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Dono de escritório de contabilidade na Gruta comandava esquema de fraudes em notas fiscais

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 12 de maio de 2021

rs=w_600,h_400,i_true,cg_true,ft_cover (1)

Foto: Reprodução – 11:12

Um dos presos na Operação Norteiras, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL), é o proprietário de um escritório de contabilidade, apontado como o centro que comandava todo esquema de produção de notas fiscais fraudulentas. 

O homem, que ainda não teve nome divulgado, tem um escritório no bairro da Gruta e foi preso em sua residência, localizada em condomínio de moradia popular, no bairro da Serraria. No momento da prisão, a esposa e duas filhas do casal estavam no apartamento. 

Leia mais: Operação: fraudes fiscais praticadas em Alagoas e São Paulo podem chegar a quase meio bilhão

A esposa também foi presa pelos policiais que participam da operação. De acordo com o Ministério Público, o grupo criminosos conseguiu gerar uma receita de aproximadamente R$ 4 bilhões por meio da emissão de cerca de 20 mil notas fiscais fraudulentas. 

A proposta dos acusados era a geração de falsos créditos tributários através de empresas fantasmas, com informações inverídicas relativas a propriedade e gestão desses estabelecimentos comerciais que jamais existiram.

Para o cometimento dos ilícitos penais havia participações criminosas de contadores, empresários, “testas de ferro” e “laranjas”. Todos eles são acusados de organização criminosa, falsidades ideológica e de documentos, fraudes societárias, lavagens de bens, dentre outros ainda em apuração.

Tudo isso causou vultosos prejuízos ao erários dos dois estados e o valor exato final do dano se encontra em apuração nas fazendas públicas de Alagoas e de São Paulo. Outros estados também serão alvos de operações posteriores. 

Para esta operação, o MPAL contou com o apoio do Ministério Público de São Paulo, da Secretaria de Fazenda de São Paulo e da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. 

Os nomes dos suspeitos serão divulgados após o encerramento da operação. 

Fonte: Cada Minuto



Galeria de Imagens