Anadia/AL

19 de março de 2024

Anadia/AL, 19 de março de 2024

Vacinas oferecem alta proteção contra variante delta da Covid

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de junho de 2021

vv
(Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil) |

As vacinas da Pfizer e da AstraZeneca contra a Covid-19 são altamente eficazes após duas doses para prevenir a hospitalização de pessoas infectadas com a variante delta, ressaltando a urgência de proteger totalmente a população, afirmaram as autoridades de saúde na Inglaterra.

O imunizante desenvolvido por Pfizer e BioNTech é 96% eficaz para impedir hospitalização após duas doses. No caso da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, a eficácia é de 92%. A análise foi divulgada na segunda-feira pela Saúde Pública da Inglaterra (PHE). Os resultados são comparáveis com a proteção oferecida contra a variante alfa, que surgiu pela primeira vez na Grã-Bretanha.

O Reino Unido se apressa para imunizar a população e enfrentar a disseminação da variante detectada pela primeira vez na Índia. Os resultados aliviam o temor de que um rápido aumento nos casos de Covid-19 possa sobrecarregar o sistema hospitalar.

“As vacinas são a ferramenta mais importante que temos contra a Covid-19”, disse Mary Ramsay, chefe de imunização da PHE, em comunicado. “É absolutamente vital você receber ambas as doses assim que são oferecidas para obter proteção máxima contra todas as variantes existentes e emergentes.”

Ainda está em andamento o trabalho para definir o nível de proteção contra óbito resultante de infecções pela variante delta, mas a expectativa é que seja um nível elevado, como acontece com outras variantes, adiantaram as autoridades. A análise, realizada entre 12 de abril e 4 de junho, incluiu mais de 14.000 casos da variante delta, sendo que 166 pessoas foram hospitalizadas.

Pesquisadores na Escócia já haviam concluído que a vacina da Pfizer oferece 92% de proteção contra a variante alfa e 79% contra a delta 14 dias após a segunda dose. A vacina da Astra tem taxas de proteção de 73% e 60%, respectivamente. Os autores alertaram que a comparação entre as vacinas deve ser interpretada com cautela devido à natureza observacional dos dados.

Pessoas infectadas com a variante delta têm mais que o dobro de chance de necessitar internação do que as pessoas infectadas com a variante alfa identificada no Reino Unido no ano passado, de acordo com as conclusões publicadas na revista The Lancet.

Fonte: Yahoo 

Galeria de Imagens