Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

É #FAKE compilado de imagens que mostram Lula ao lado de Lázaro

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de junho de 2021

vv

Circulam pelas redes sociais imagens que mostram Lázaro Barbosa ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é mostrar que existe uma proximidade entre os dois. Mas as fotos são #FAKE.

Lázaro Barboza é acusado de vários crimes e a perseguição a ele mobiliza intensa força policial em Goiás. Uma das montagens insere a imagem de Lázaro em uma foto que mostra Lula com estudantes de medicina brasileiros em Cuba, em 2014. Uma legenda diz: “O serial killer Lázaro que está foragido em Goiás não só era petista como tinha relação bem próxima com o ex-presidente Lula. Pessoas afirmam que Lula namorou a mãe de Lázaro enquanto era presidente.”

Na foto original, que está publicada há anos na internet, é possível ver o rosto do aluno e perceber que houve uma falsificação grosseira.

Em outra manipulação, Lula aparece ao lado de Lázaro vestindo uma camiseta. Os dois estão com os punhos em riste. Na foto original, entretanto, tirada em 2020, Lula está ao lado de Guilherme Boulos, que na montagem teve o rosto substituído pelo de Lázaro. Parte dessas imagens tem sido compartilhada com uma legenda irônica, dizendo que tal foto macula a imagem de Lázaro.

 É #FAKE que imagens mostrem Lula ao lado de Lázaro — Foto: Reprodução

É #FAKE que imagens mostrem Lula ao lado de Lázaro — Foto: Reprodução

Uma terceira adulteração mostra o ex-presidente com as duas mãos sobre as mãos de Lázaro. Na foto original, porém, Lula está ao lado do cantor e compositor Chico Buarque. A foto original foi tirada em 2016.

Fato ou Fake já mostrou que é falsa uma imagem do ex-presidente Lula, entre sua namorada, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e seu correligionário Fernando Haddad, com os três segurando uma faixa com a frase “Lázaro é inocente” e uma representação do criminoso fugitivo em Goiás. A foto original mostra os três segurando um banner com a expressão “Lula é inocente” e foi registrada em 8 de novembro de 2019, quando o ex-presidente foi solto em Curitiba.

Essa checagem também foi feita por Estadão Verifica e Boatos.

É #FAKE que imagens mostrem Lula ao lado de Lázaro — Foto: Reprodução

É #FAKE que imagens mostrem Lula ao lado de Lázaro — Foto: Reprodução  

Fonte: G1 

Galeria de Imagens