Anadia/AL

4 de agosto de 2021

Anadia/AL, 4 de agosto de 2021

Eduneal lança 2ª edição de “Arapiraca através do Tempo”, de Zezito Guedes

Por GyanCarlo

Em 24 de junho de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vv

Foto: Divulgação / 00:06

A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançará no dia 30 de junho, às 19h30, em seu canal oficial no youtube a 2ª Edição do livro Arapiraca Através do Tempo, escrito por Zezito Guedes. O lançamento virtual é organizado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas (PROEXT- Uneal) e pela Academia Arapiraquense de Letras (ACALA).

Mestre da cultura popular e um grande pesquisador dos saberes e histórias do povo arapiraquense, Zezito Guedes se dedicou durante décadas a investigação de personalidades e fatos que constroem a história da cidade de Arapiraca. A primeira edição de Arapiraca através do tempo estava esgotada há mais de 20 anos e agora pode voltar às mãos da sociedade arapiraquense e alagoana.

O diretor chefe da Eduneal Prof. Dr. Renildo Ribeiro, destaca a importância da obra: “Arapiraca através do tempo é um livro essencial a todo cidadão de Arapiraca e, ouso dizer, de todo agreste de Alagoas. Com talento e sensibilidade de historiador nato, o professor Zezito Guedes registra de maneira surpreendente eventos e personalidades da cidade de Arapiraca desde sua formação (1848) até a década de 1980, do século passado.  Nesta obra, encontramos informações essenciais, a preservação da identidade da cidade de Arapiraca e de seus habitantes. De leitura obrigatória, este livro não deveria faltar nas residências de Arapiraca e muito menos nas estantes e mesas escolares, pois saber das nossas raízes e da nossa história é atitude necessária e urgente em tempos de apagamentos de nossas identidades”.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Uneal a família de Guedes, enfatizou que se sente lisonjeada e honrada em realizar esse sonho, de deixar para posteridade a história de Arapiraca.  A família revelou que era um sonho, vontade de Zezito, uma reedição da obra, devido as edições de 1999 terem se esgotado. Era comum aos leitores e interessados na obra fazer cópias do livro. Agora, com a reedição, todos que quiserem terão oportunidade de adquirir um exemplar.

O livro “Arapiraca através do tempo” pode ser adquirido no site da Quilombada, da Eduneal ou através do whatsapp (82) 98155-9787.

Saiba mais sobre o autor:           

José Gomes Pereira, conhecido como Zezito Guedes, ganhou o apelido “Guedes” do grande pensador Ariano Suassuna. Paraibano de nascimento adotou Alagoas no coração. Atuou profissionalmente como protético na cidade Arapiraca. Autodidata, se interessou pela arte desde a juventude e descobriu a escultura por volta dos 30 anos. Usava seu laboratório de prótese também como ateliê de apoio aos artesãos e escultores da região. Como pesquisador suas obras mais aclamadas são “Cantiga das destaleiras de fumo” e “Arapiraca através do tempo”. Uma das mais importantes homenagens que recebeu foi o museu que leva seu nome, no centro da cidade de Arapiraca, que abriga exposição permanente de suas obras e acervo que recompõe a vida de seu patrono.

SERVIÇO:

Live de lançamento: 30 de junho / 19h30

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCR0nvpBgSA7QnLpNiyHSUbg

Valor do livro: R$ 60,00

Compra: Uneal ou Quilombada – Whatsapp: 82 98155-9787.

Fonte: Tribuna Hoje

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter