Anadia/AL

4 de agosto de 2021

Anadia/AL, 4 de agosto de 2021

Cidade do interior de AL sorteia R$ 500 em dinheiro para incentivar 2ª dose de vacina contra Covid

Por GyanCarlo

Em 25 de junho de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vv
Prefeitura da cidade está oferecendo dinheiro como premiação para atrair retardatários da segunda dose | Foto: Cortesia ao TNH1 | 15:45

Em São Sebastião, cidade localizada no Agreste alagoano, a Prefeitura está apelando para que pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada concluam o esquema vacinal e assegurem a imunização. O município está sorteando a quantia de R$ 500 reais para atrair retardatários e negacionistas aos postos de vacinação.

Alissandra Regueira, coordenadora de vacinação de São Sebastião, ressalta que a iniciativa é para atrair as pessoas que, mesmo com a busca ativa e trabalho empenhado das equipes de saúde, estão resistentes à segunda dose do imunizante.

“Aqui em São Sebastião já vacinamos 9.964 pessoas com a primeira dose e 3.588 com a segunda. Hoje estamos com um atraso de 112 pessoas, que estão mais resistentes a fazer a segunda dose. Nós resolvemos trazer esse incentivo para que essas pessoas sintam-se tentadas”, explicou a coordenadora em entrevista à Rádio Pajuçara FM Arapiraca, na manhã desta sexta-feira (25).

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Sebastião tem pouco mais de 34 mil habitantes. O município também abriga as tribos indígenas Karapotó, Terra Nova e Karapotó Plak-ô. “Nossos idosos e povos indígenas já estão todos vacinados. Concluímos a parte prioritária e hoje estamos na faixa etária a partir de 43 anos”, informou Regueira.

A coordenadora explicou como será o sorteio, que será realizado às 12h desta sexta, em uma rede social da prefeitura. “A dinâmica é a seguinte: quem fizer a segunda dose, nós faremos as anotações com nome, endereço e CPF e ao meio dia faremos um sorteio utilizando o Instagram da prefeitura para que as pessoas saibam que ganhou”, disse, acrescentando que a inciativa já tem apresentando bons resultados “Acredito que já vacinados entre 30 e 40 % dessas pessoas”, complementou.

Apelo terá continuidade 

Em entrevista ao TNH1, Alissandra Regueira disse ainda que outras formas de premiação estão sendo estudadas para atrair o público que negligencia a vacina.

“Vamos seguir com essa iniciativa e novos prêmios serão anunciados até o final de julho. As pessoas precisam entender a necessidade dessa segunda dose, entender que a imunização se dá apenas com a finalização do esquema vacinal e aqui, infelizmente, ainda vemos muitos casos de pessoas que não acreditam na vacina e até compartilham história prejudiciais à vacinação, a exemplo de que a vacina contra a Covid é um chip para exterminar a população”, detalhou.

São Sebastião conta com uma Central de Vacinação, que funciona de segunda a sexta-feira no Clube Municipal. Aos finais de semana a vacina é aplicada em um drive-thru,  que funciona na Secretaria Municipal de Saúde.

“Contamos ainda com equipe de vacinação domiciliar para pessoas acamadas, domiciliadas e problemas de mobilidade em geral. As pessoas de forma em geral retornam para a segunda dose, mas ainda encontramos resistência, às vezes por conta da reação após a vacinação, como febre e dor local, às vezes por conta que relaxam acreditando que se tomou uma dose já se encontram imunizados e às vezes por questões de recusa mesmo’, concluiu a coordenadora.

Fonte: TNH1 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter