Anadia/AL

8 de dezembro de 2021

RÁDIO ABN NEWS

Anadia/AL, 8 de dezembro de 2021

Em Maceió, mais de 10 mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de julho de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Vacinacao-Foto-Edvan-Ferreira_B3s.2e16d0ba.fill-1120x650

Por: Greyce Bernardino 📷 Edvan Ferreira/Secom Maceió – 18:15
Mais de 10 mil pessoas em Maceió ainda não completaram o esquema vacinal contra o coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta informou, ainda, que, devido a algumas inconsistências na plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS), não é possível afirmar com precisão quantos maceioenses deixaram de tomar a segunda dose da vacina.

Nos registros, e mediante a análise que foi possível realizar através da base do dia 20 deste mês, Maceió possuía, naquela data, 5.610 pessoas com doses da vacina CoronaVac e 5.355 da AstraZeneca em atraso para a conclusão da imunização.
“É importante destacar que foi considerado apenas o município de aplicação Maceió e que algumas destas pessoas podem ter recebido a segunda dose em outras localidades”, disse a SMS, por meio de nota.

José Ataíde, de 68 anos, é um dos maceioenses que escolheram outro município para completar o ciclo vacinal. E ele explicou o motivo. “Tomei a primeira dose da vacina em Maceió e, depois de três meses, teria que voltar para tomar a segunda dose. Nesse período, as coisas se complicaram por causa da pandemia e passei a morar com a minha filha, em Arapiraca. Lá, completei meu ciclo vacinal. O importante, claro, é está com a vacina no braço”, destacou.

Já Iracema Alves, de 61 anos, tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e, por conta dos efeitos colaterais, não pretende tomar a segunda dose. Ela se diz ciente dos riscos que a decisão causa. “Fiquei três dias de cama. Foi horrível. Se eu tomar a segunda dose, sinto que não vou aguentar. Mas, sigo tomando todos os cuidados, usando máscara o dia inteiro. Porém, minha família pede que eu termine o ciclo vacinal. Estou pensando. Tenho medo desse vírus e do que ele possa fazer comigo”, ponderou.
A Secretaria de Saúde de Maceió reforçou que tem convocado esse público por meio de diversos chamamentos realizados com ampla divulgação nas redes sociais e portais oficiais do município, assim como por meio da imprensa. Além disso, dias específicos para vacinação de 2ª dose estão sendo adotados na capital, com o intuito de otimizar a vacinação de quem está com a 2ª dose da imunização contra a covid-19 atrasada.

ALERTA

O infectologista Thiago Ramos informou que os imunizantes têm se mostrado muito seguros e efetivos, e que todos devem completar o ciclo vacinal. “Qualquer vacina disponível para a população passa por vários testes e fases. As vacinas contra Covid-19 que estão sendo utilizadas já foram testadas em milhares de pessoas e, algumas delas, em dezenas de milhares de pessoas”, explicou.

Ramos afirmou, ainda, que a resistência às imunizações precisa ser superada e que toda medicação pode apresentar algum efeito colateral, mas que os benefícios que as vacinas contra o coronavírus trazem são maiores.

IMUNIZADOS

Em Alagoas, 260,5 mil idosos com mais de 60 anos receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, que corresponde a 68% dessa população, composta de pouco mais de 383 mil pessoas. Quase 5,4 mil idosos de 60 a 64 anos receberam a dose única e, de acordo com as informações do MS, nesse grupo, foram aplicadas 350,6 mil doses (incluindo 1ª e 2ª). De 65 a 69 anos foram 153,3 mil; de 70 a 74 anos foram 120,7 mil; 91,8 mil em pessoas com mais de 80 anos e os de 75 a 79 receberam 82,3 mil.

Fonte: Alagoas Web



Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter