Anadia/AL

23 de setembro de 2021

Anadia/AL, 23 de setembro de 2021

Novo Decreto amplia horário de funcionamento de estabelecimentos em Alagoas

Por GyanCarlo

Em 23 de julho de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vvv

Foto: Reprodução

Alagoas avança para a Fase Amarela, que também aumenta a capacidade de ocupação de academias, equipamentos de lazer, transporte e igrejas

Alagoas vai avançar da Fase Laranja para a Amarela dentro do Plano de Distanciamento Controlado de enfrentamento à Covid-19. O anúncio foi dado pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, em transmissão ao vivo (live), no início da noite desta quinta-feira (22). Com isso, lojas, galerias, centros comerciais, shopping centers, academias, clubes e centros de ginásticas ficam autorizados a funcionar em horário regular.

“A Fase Amarela significa mais autorizações para que a gente siga caminhando no rumo de estarmos mais próximos do normal, anterior a esta pandemia, mantendo, obviamente, os cuidados”, resumiu o governador. “Para o comércio, não há mais restrição de horário. E teremos o fim do horário de restrição da circulação de pessoas, que vigorou durante um tempo e não teremos mais em Alagoas”, acrescentou.

O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (23) e vigorará até as 23h59 do dia 5 de agosto, estabelece que as academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 50% de capacidade, sendo permitidas aulas coletivas com, no máximo, 25 pessoas por turma.

O transporte intermunicipal de passageiros e turístico poderá operar com 75% de sua capacidade; teatros, museus, parques temáticos, circos e cinemas, com 50%; e templos, igrejas e demais instituições religiosas também com 50% da capacidade.

Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar das 5h às 24 horas. Depois deste horário, será permitido apenas o atendimento por meio dos serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “pegue e leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de alimentos.

“Esse avanço (de fase) foi possibilitado porque nós estamos com redução de casos (de Covid), de mortes, de ocupação hospitalar e avançando na vacinação”, destacou Renan Filho. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Alagoas encontra-se, nesta quinta-feira (22), em 44% e a de leitos clínicos, em 19%. A ocupação geral é de 26%.

Renan Filho informou, ainda, que 1.677.252 alagoanos já foram vacinados contra a Covid-19, sendo 1.201.036 pessoas com a primeira dose e 476.236 com a segunda ou dose única.

“Você que tomou a primeira dose, tome a segunda. Quando a gente toma a primeira dose, tem um nível de imunização garantido, mas só a segunda dose prepara o organismo para estar ainda mais resistente ao contato com o vírus. A gente precisa evitar a propagação do vírus e uma terceira onda em Alagoas”, apelou.

O secretário Alexandre Ayres afirmou que o avanço de fase demonstra a coerência e a transparência do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia. “Nós fizemos mais de 40 decretos com medidas restritivas e, por vezes, com medidas de flexibilização, mas sempre com base na orientação da saúde pública e dos profissionais de saúde. É por isso que Alagoas é um dos poucos Estados do país que não colapsaram a sua rede hospitalar. Contamos com a colaboração do cidadão alagoano, a gente precisa continuar usando máscara e evitando aglomerações desnecessárias”, enfatizou Ayres.

“Por não termos colapsado, temos hoje o segundo menor número de mortes por grupo de 100 mil habitantes do Brasil. Isso é muito significativo, por isso é fundamental que a gente siga com os cuidados”, acrescentou Renan Filho.

Fonte: Diário Arapiraca

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter