Anadia/AL

19 de março de 2024

Anadia/AL, 19 de março de 2024

Estudo analisa eficácia de remédio para diabetes contra a Covid-19

A empagliflozina já é utilizada para tratar diabetes tipo 2, doença renal crônica e insuficiência cardíaca, mas pesquisadores agora se debruçam sobre sua possível eficácia no tratamento contra o novo coronavírus

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de agosto de 2021

vvvv

Pixabay Remédios

A empagliflozina é utilizada amplamente para tratar diabetes tipo 2, doença renal crônica e insuficiência cardíaca. Agora, o estudo Recovery, parceria entre o governo do Reino Unido e a Universidade Oxford, se debruça sobre a possível eficácia do medicamento no tratamento contra a Covid-19.

O objetivo dos pesquisadores, de acordo com a Agência Einstein, é verificar se o remédio consegue proteger os órgãos dos danos causados pelo Sars-CoV-2. O que se sabe é que a empagliflozina inibe a ação de moléculas conhecidas como SGLT-2, o que ajudaria a estabilizar determinadas vias metabólicas, reduzir a inflamação, melhorar a função do coração e aumentar o transporte de oxigênio no sangue.

Participarão do estudo cerca de 5 mil pacientes internados com Covid-19. A dosagem diária, para cada um deles, será de um comprimido de 10 mg. O estudo quer avaliar, além do risco de morte, se o medicamento de fato pode diminuir o tempo de internação hospitalar ou a necessidade do ventilador mecânico.

Os pesquisadores chegaram a sugerir algum benefício contra a Covid-19, mas os resultados não foram estatisticamente significativos.

Fonte: IG

Galeria de Imagens