Anadia/AL

28 de setembro de 2021

Anadia/AL, 28 de setembro de 2021

HEA promove Cinema nas Enfermarias em homenagem ao Dia dos Pais

Por GyanCarlo

Em 7 de agosto de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vvvb

Jadielson e Heleno de Aquino assistiram juntos a sessão de cinema em homenagem ao Dia dos Pais / Foto: Divulgação Assessoria

"O ambiente hospitalar não precisa ser hostil. As pessoas estão acamadas, com dores, mas, quem faz o ambiente somos todos nós", disse o coordenador do Serviço Social

A comemoração do Dia dos Pais, que ocorre neste domingo (8), já começou no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. O projeto Cinema nas Enfermarias apresentou um filme para homenagear os pais e divertir pacientes e acompanhantes.

Três enfermarias assistiram, simultaneamente, o filme À Procura da Felicidade, dirigido por Gabriele Muccino, roteirizado por Steve Conrad, estrelado pelo norte-americano Will Smith, e o filho dele, Jaden Smith. Um filme para mostrar aos enfermos o poder de superação de cada um.

O projeto Cinema nas Enfermarias existe desde 2013 no HEA, numa parceria entre o projeto Preparando a Volta para Casa e a Coordenação de Serviço Social da unidade hospitalar. Nesta ação pelo Dia dos Pais, a atividade contou, ainda, com participação da equipe da Brinquedoteca do HEA.

“Como é uma data especial, comemorativa, trouxemos o filme para entreter os pacientes e acompanhantes e mostrar para eles como é importante acreditar em si e nos objetivos de vida”, disse Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca, que, nesta edição, teve participação especial do Cinema nas Enfermarias.

Para Rodrigo Barbosa, coordenador do Serviço Social do Hospital de Emergência do Agreste, os filmes ajudam na recuperação dos pacientes, porque trabalham a redução da ansiedade. Eles também contribuem melhorando o humor e distraem quem está doente e os acompanhantes, tornando o ambiente menos tenso.

“O ambiente hospitalar não precisa ser hostil. As pessoas estão acamadas, com dores, mas, quem faz o ambiente somos todos nós. Por isso, o Cinema nas Enfermarias é uma ação que se soma a todas as outras atividades nesta batalha pela vida”, afirmou Rodrigo Barbosa.

Jovelino Rogério de Oliveira, de 52 anos, sofreu acidente quando trabalhava numa obra em Junqueiro, no Agreste alagoano. Uma parede caiu em cima do pedreiro. Ele está internado desde o dia 21 de julho.

“Tenho três filhos e não poderei estar com eles no Dia dos Pais. Tô com saudade. Mas, tenho certeza que eles estão torcendo pelo meu retorno pra casa”, afirmou o pedreiro.

Sobre o filme, Jovelino foi bem direto. “Ótima distração, aprendizado, apoio emocional. Parabéns pela ideia de colocar filme pra gente se distrair, se animar”, salientou o paciente.

Para a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do projeto Preparando a Volta para Casa, os filmes são ferramentas importantes no processo até a alta médica. Ela disse que, geralmente, os filmes escolhidos são de comédia, para fazer os pacientes gargalhar e se distrair. Mas, também, há uma cartela de filmes sobre a Fé em Deus, para reforçar nos pacientes e acompanhantes que a força Divina ajuda a potencializar as ações médicas.

“O paciente dá uma melhor resposta ao tratamento quando está alegre, apegado à Fé e acreditando nas mãos dos profissionais da saúde. As respostas são sempre as melhores possíveis”, confirmou Mônica, já adiantando que as exibições de filmes já estão programadas até o final do ano.

Presente – Jadielson de Aquino, de 22 anos, acompanha o pai, Heleno, de 57, numa das enfermarias do Hospital de Emergência do Agreste. Heleno sofreu um acidente com trator, em Monteirópolis, Sertão do Estado, e está internado desde o dia 2 de agosto.

Para Heleno, a proposta de exibição de filmes é maravilhosa. “A gente fica aqui pensando bobagem. Quando tem um filme é muito bom pra pensar coisas boas”, alegou.

Perto do dia dos Pais, Jadielson só pensa em um presente para Heleno. “Quero a saúde dele. Que ele se recupere pra gente estar em casa junto, como sempre”, disse Jadielson.

Fonte: Diário Arapiraca

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter