Anadia/AL

23 de setembro de 2021

Anadia/AL, 23 de setembro de 2021

IMA entrega catálogo do Concurso de Fotografia Ambiental aos premiados e finalistas

Por GyanCarlo

Em 13 de agosto de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vvvb

Foto: Edilson Omena

A 5ª edição teve como tema “Integração pessoa e meio-ambiente’’ e o repórter Lucas França do portal Tribuna Hoje foi o vencedor deste ano

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) iniciou nesta sexta-feira (13), a entrega do catálogo do Concurso de Fotografia Ambiental aos premiados e finalistas. A 5ª edição do concurso teve como tema a “Integração pessoa e meio-ambiente’’ e premiou fotógrafos profissionais, entusiastas e amadores de Alagoas.

Na edição 2021, a foto ‘’De volta ao mar com ajuda do homem’’, do repórter do portal Tribuna Hoje, Lucas França, foi a grande vencedora da edição. A imagem foi feita em um local de difícil acesso na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas e mostrou a interação do homem e de uma baleia que ficou encalhada por cerca de 24h. O animal foi introduzido ao seu habitat natural com a ajuda do ser humano.

Lucas França, que é jornalista profissional, mas não trabalha diretamente com fotografia, ressalta que ter sido agraciado com o primeiro lugar foi uma surpresa. “Concorrer com um elenco de peso, com muitas pessoas que já tem o dom de fotografar e ficar entre os finalistas já era uma honra, e ser anunciado como vencedor levando o primeiro lugar foi incrível demais. Agora, se já tinha vontade de aprender e me conectar no mundo das imagens, o prêmio me incentivou ainda mais e no próximo com certeza estarei concorrendo”.

Além de Lucas França, o repórter-fotográfico, Edilson Omena também se inscreveu e ficou entre os finalistas. Omena concorreu com a foto ‘’da natureza, o nosso ouro’’, feita durante gravação para o curta-documentário – ‘’Pontos Invisíveis da Sociedade: A cruel realidade das comunidades da Lagoa Mundaú’’, que está disponível no Portal Tribuna no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=6twhJYec3yo)

A 5ª edição do Concurso de Fotografia Ambiental do IMA/AL contou com 214 inscritos. Entre eles, 103 foram mulheres que, este ano, também concorreram automaticamente na categoria inédita “Mulher na Fotografia”.

Os vencedores entre fotógrafos profissionais e amadores deste ano foram: na categoria geral-  1º lugar: Lucas França – com a foto: De volta ao mar com ajuda do homem; 2º lugar: Ricardo Lêdo – O Bem do mar  e 3º lugar: Jonathan Lins – TATUAMUNHA. Já na categoria especial Mulher na Fotografia, a vencedora foi: Ilza Fernanda Barboza Duarte – As Abelhas não param.

Além do anúncio dos premiados houve a menção honrosa à fotografia de Deth Nascimento com a legenda “A era do plasticídio”. Que mostra a praia da Avenida, em Maceió, repleta de resíduos sólidos.

O resultado dos premiados ocorreu em um evento on-line, no dia 31 de maio de 2021. A entrega dos catálogos está sendo feita no escritório do IMA/AL, na Avenida Fernandes Lima, 679, no bairro do Farol, na sala da assessoria de comunicação, 3º andar  do antigo Shopping Cidade, das 8h às 14h.

Fonte:  Tribuna Hoje

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter