Anadia/AL

20 de setembro de 2021

Anadia/AL, 20 de setembro de 2021

Redemoinho encobre casas e assusta moradores em GO: “Furacão!”; vídeo

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de agosto de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
cats

Foto: Reprodução

Laura Braga - Fenômeno é comum durante o período de seca e calor; força do vente derrubou telhas de uma construção. Moradores ficaram assustados

Moradores de Goianira, na região metropolitana da capital goiana, se assustaram com um grande redemoinho que encobriu casas. A força do vento derrubou telhas de barracões e tijolos que estavam empilhados em uma construção.

Veja o vídeo:

O registro foi feito nessa quinta-feira (19/8). Assustada, uma moradora chama o fenômeno de furacão. “Olha o furacão, o tamanho! Voou as telhas tudinho do barraco, moço”, diz ela.

O fenômeno é comum no tempo seco na região, com dias quentes e de baixa umidade. A temperatura do solo muito alta também contribui para a formação dos redemoinhos.

Alerta de perigo

Após queda da umidade do ar em Goiás, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de “perigo”. De acordo com o órgão, o alerta é feitos após previsões entre 12% e 20% e em Jataí, no sudoeste do estado, o nível já chegou a 15%.

Segundo informações do Inmet, na quinta-feira (19/8), a média em Goiás se manteve em 15%, enquanto a capital chegou a 19%. O gerente doCentro de Informações Metereológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a previsão é de que a umidade caia ainda mais nos próximos dias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o índice recomendado para os seres humanos é entre 60% e 80%. Com o tempo seco e a queda dos níveis de umidade, é aconselhável que a população siga as recomendações básicas para evitar a desidratação e possíveis doenças respiratórias.

Fonte: Metrópoles

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter