Anadia/AL

16 de setembro de 2021

Anadia/AL, 16 de setembro de 2021

Piso salarial: após veto de Bolsonaro, agentes de saúde buscam apoio em Brasília

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 25 de agosto de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
img-20210825-wa0276

Categoria busca apoio de parlamentares e ministro em Brasília

Davi Salsa - Categoria busca apoio de parlamentares e ministro em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, mas vetou o trecho que previa o reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, no último dia 23 deste mês.

Por conta disso, o Conselho Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Conacs) vem mobilizando parlamentares na defesa da categoria.

Atualmente, o piso nacional é fixado em R$ 1.550 e os profissionais estão com os salários congelados desde 2014. Em 2018, ocorreu uma atualização parcelada em três vezes.

O Projeto de Lei 3394/20 estabelece que o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias será de, no mínimo, dois salários mínimos (atualmente R$ 2.200,00) a partir de janeiro de 2022.

Com o veto do presidente Jair Bolsonaro, a categoria continua mobilizada em todo o País. Nesta quarta-feira (25), a presidente do Conacs, Ilda Angélica, e o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, estiveram no Gabinete do vice-presidente do Senado,  Veneziano Vital do Rego (MDB/PB), que se colocou à disposição para articular junto com o deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA) e o deputado Valtenir Pereira (MDB/MT).

Na terça-feira (24), os sindicalistas tiveram uma audiência com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que também se colocou à disposição para encontrar alternativas para a pauta do reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

Fonte: Tribuna Hoje

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter