Anadia/AL

24 de setembro de 2021

Anadia/AL, 24 de setembro de 2021

Hemoal abre as portas no feriado de Nossa Senhora dos Prazeres para aumentar estoque de sangue

Por GyanCarlo

Em 26 de agosto de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vvv

Carla Cleto/ George Amorim*

Hemocentro conta com pouco mais de 50% do ideal estocado para funcionamento

O objetivo do Hemoal é estabilizar o estoque, que, no momento, dispõe de 163 bolsas de sangue, o que equivale a 54,3% do mínimo necessário, que é de 300 bolsas. A medida ainda visa facilitar o acesso daqueles doadores que não conseguem comparecer ao órgão em dias de semana úteis.

Para realizar a doação, o cidadão precisa ter boa saúde, possuir entre 16 e 69 anos e ter peso mínimo de 50kg. O doador deve comparecer ao Hemoal,. portando documento de identificação com foto. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos, portadores do vírus HIV e doença de Chagas ficam impedidas de doarem sangue. As mulheres que estiverem gestantes ou em período de amamentação também não poderão realizar a doação. Os contaminados com Covid-19 devem esperar 30 dias após o período de recuperação

Aqueles que se vacinaram contra a Covid-19 devem se atentar aos prazos para realizar a doação. As pessoas que se imunizaram com a Coronavac devem respeitar um intervalo de dois dias entre o momento em que tomou o imunizante e o dia da doação.Já no caso da AstraZeneca, Pfizer e Jansen, a doação só poderá ser feita após sete dias do recebimento da vacina.

Fonte: Gazeta Web

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter