Anadia/AL

20 de setembro de 2021

Anadia/AL, 20 de setembro de 2021

Operação Academus: quadrilha suspeita de compra e venda de revalidação de diplomas agia também em Alagoas, diz PF

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 26 de agosto de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
rs=w_800,h_500,i_true,cg_true,ft_cover (3)

Ascom PF-PA

Vanessa Alencar

Desbaratado pela Polícia Federal do Pará durante a Operação Academus, um grupo criminoso suspeito de oferecer de forma fraudulenta a revalidação de diplomas de cursos de mestrado e doutorado realizados no exterior (principalmente no Paraguai) agia em vários estados do país, inclusive em Alagoas, segundo informações da assessoria de Imprensa da PF-PA.

O grupo afirmava que os diplomas seriam revalidados por instituições credenciadas pelo MEC em outros estados por meio de convênios, como, por exemplo, São Paulo.

Durante a operação deflagrada ontem (25) foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Ainda conforme divulgado pela PF-PA, os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal), falsificação de documento público (art. 297 do Código Penal), estelionato (art. 171 do Código Penal), entre outros.

Além de Alagoas e São Paulo, a quadrilha agia também no Mato Grosso, Pará, Piauí e Maranhão, sempre usando o mesmo modus operandi.

As investigações seguem em andamento.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os diplomas de mestrado e doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

* Cada Minuto Com Ascom PF-PA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter