Anadia/AL

16 de setembro de 2021

Anadia/AL, 16 de setembro de 2021

Brasil publicará portaria concedendo visto humanitário a afegãos

Por GyanCarlo

Em 3 de setembro de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vv

Reuters | Talibá autoriza saída de cidadãos

Segundo apurou a coluna, a prioridade dos vistos será para mulheres, grupo mais perseguido pelo Talibã

O governo brasileiro publicará, nos próximos dias, uma portaria interministerial autorizando a concessão de vistos humanitários para afegãos que quiserem vir para o Brasil. O documento será assinada pelo chanceler Carlos França e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A portaria indicará os parâmetros para a concessão dos vistos a cidadãos que já estão fora do Afeganistão ou que estão fugindo por terra. Segundo apurou a coluna, a prioridade dos vistos será para mulheres, grupo mais perseguido pelo Talibã, grupo fundamentalista que assumiu o comando daquele país.

A concessão dos vistos humanitários para afegãos foi decidida em uma reunião do chanceler e do ministro da Justiça com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (1/9), no Palácio do Planalto, como noticiou a coluna. Os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da AGU, Bruno Bianco, também participaram do encontro.

Segundo fontes do governo, a portaria atende a uma exigência da Lei de Imigração, de 2017, que prevê ser necessária a publicação de uma portaria específica para concessão de vistos humanitários de urgência para estrangeiros que estejam sofrendo perseguição. Hoje, sírios e haitianos já têm direito a esse tipo de visto.

Fonte: Gazeta Web

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter