Anadia/AL

27 de setembro de 2021

Anadia/AL, 27 de setembro de 2021

Campo Grande: eleitores voltam às urnas neste domingo

Por GyanCarlo

Em 11 de setembro de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vv

Campo Grande é única cidade de Alagoas com eleição suplementar este ano (Foto: Edilson Omena)

Três candidatos estão em campanha e disputam a eleição suplementar, uma vez que o resultado do pleito de novembro do ano passado foi anulado pela Justiça Eleitoral

Neste domingo (12), os 8.206 eleitores de Campo Grande, no Agreste alagoano, voltam às urnas para escolher seu novo prefeito.

Três candidatos estão em campanha e disputam a eleição suplementar, uma vez que o resultado do pleito de novembro do ano passado foi anulado pela Justiça Eleitoral, por conta de uma constatação de ato doloso de improbidade administrativa por parte do prefeito eleito Arnaldo Higino (PP).

Ele havia sido eleito com 51,40% dos votos, ou seja, 3.372 votos dos eleitores de Campo Grande, uma diferença de apenas 216 votos para o segundo colocado, Cícero Pinheiro, que obteve 48,11% dos votos. Eraldo Rosa ficou em terceiro lugar com 0,49% da preferência dos eleitores do município agrestino.

Desde janeiro, a Prefeitura de Campo Grande é governada, provisoriamente, pela presidente da Câmara de Vereadores, Josefa Barbosa da Silva (Republicanos). Para o pleito deste domingo (12), Téo Higino (Republicanos), sobrinho do ex-prefeito Arnaldo Higino, disputa o cargo com Cícero Pinheiro (MDB) e Maria Inês (Democratas).

PRISÕES

No último dia 23 de agosto, o candidato a vice-prefeito na chapa de Higino, José Rosendo dos Santos, o Pimenta, foi preso, após mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, devido à suspeita de compra de votos. Outras três pessoas também foram presas durante a operação policial.

Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) concluíram, nesta terça-feira (7), as cargas das urnas da eleição suplementar no município.

O juiz da 20ª Zona Eleitoral, Alberto Ramos, também acompanhou o trabalho, juntamente com um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de um dos candidatos ao pleito.

A Polícia Civil de Alagoas (PC) disponibilizou um formulário para que os cidadãos de Campo Grande possam fazer denúncias de crime eleitoral.

Segundo Medson Maia, Gerente de Informática e Estatística da PC, o objetivo da ferramenta é garantir um pleito tranquilo e democrático no município. “Para que isso ocorra, abrimos um canal para o cidadão poder comunicar qualquer tipo de crime ou situação irregular que veja, antes e durante o período do pleito”.

O usuário deverá fornecer todas as informações que tiver sobre casos de boca de urna, compra de voto, concentração de eleitores, bem como outros crimes, e poderá também anexar imagens, vídeos e documentos que comprovem a irregularidade.

Todo o conteúdo denunciado será encaminhado à Delegacia Interativa para análise das informações e direcionamento à delegacia responsável pela investigação.

A delegacia de Campo Grande contará com o apoio de unidades especiais durante o período eleitoral.

Fonte: Tribuna Hoje

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter