Anadia/AL

26 de outubro de 2021

Anadia/AL, 26 de outubro de 2021

Jequiá da Praia é o município mais selvagem do Litoral Sul de Alagoas

Por GyanCarlo

Em 18 de setembro de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
vv1

Lagoa de Jequiá é terceira maior do Estado, com 18 km de extensão (Foto: Divulgação)

Localizado a 50 minutos de Maceió, o município de Jequiá da Praia, logo depois do Gunga e da Lagoa Azeda, revelou, nos últimos 10 anos, a bela e exótica Dunas de Marapé

Cada vez mais os turistas e alagoanos buscam lugares tranquilos para os fins de semana ou mesmo férias prolongadas. E certamente muitas praias do Litoral Sul são as mais indicadas para dias tranquilos, longe das agitadas e famosas praias da Costa dos Corais, especialmente São Miguel dos Milagres e Maragogi. Uma dessas regiões, que já passou a constar nos guias de turismo entre os destinos mais famosos de Alagoas, Jequiá da Praia, é com certeza um dos mais belos e selvagens da região turística Mares do Sul.

Jequiá da Praia é o município do litoral sul que mais apresenta cenários selvagens. As praias de Jacarecica do Sul, Duas Barras, Dunas de Marapé e Lagoa Azeda, os povoados de Barra de Jequiá e Poxim, além da Lagoa de Jequiá, que apresenta clima quase sempre excelente. Sua natureza guarda ecossistemas diversificados.

No povoado de Barra de Jequiá, por exemplo, se pode assistir ao encontro da Lagoa de Jequiá com o Oceano Atlântico, local conhecido como Duas Barras. No povoado de Lagoa Azeda está a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e ideal para prática de esportes náuticos radicais. As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados. Mas de uma forma geral, as praias de Jequiá acolhem o visitante num clima agradável o ano inteiro.

DUNAS DE MARAPÉ

Localizado a 50 minutos de Maceió, o município de Jequiá da Praia, logo depois do Gunga e da Lagoa Azeda, revelou, nos últimos 10 anos, a bela e exótica Dunas de Marapé, que com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas do mar com o rio Jequiá. O manguezal que circunda o rio e parte da orla é um grande berçário natural com inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, o que faz com a culinária servida por ali seja uma das mais ricas e saborosas de todo o Nordeste.

Outra grande atração é a Lagoa de Jequiá, terceira maior do Estado, contando com um total de 18 km de extensão e 1 km de largura, sendo ainda aquela com maior volume de água em Alagoas, e uma das mais profundas de todo o Brasil. Ao longo da lagoa vivem aproximadamente 1500 famílias, num ecossistema que foi transformado em reserva há mais de 15 anos. É fácil perceber a estreita relação que existe entre a povoação e a lagoa.

Fonte: Tribuna Hoje

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter