Anadia/AL

17 de outubro de 2021

Anadia/AL, 17 de outubro de 2021

O discurso pró-privatização do relator

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 30 de setembro de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
b2e20525-0726-4597-b24a-a5ff0bc5dffe

Foto: Divulgação

Direção Nacional da ADCAP.

O artigo sobre a privatização dos Correios publicado nesta quarta-feira, 29, no site Poder 360, escrito pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator do PL-591/2021, é um exemplo de como temas nacionais importantes são reduzidos a disputas político-ideológicas exatamente por quem deveria primar pela neutralidade, pelo bom senso e pela busca de convergência, por estar investido da responsabilidade de relatar um projeto como o que trata da privatização dos Correios.
No Brasil da atualidade, porém, o relator já tem todas as respostas prontas sem sequer ter ouvido os diversos atores atingidos pela medida que quer impor o governo. O relator defende a legalidade do projeto sem levar em conta que o Procurador Geral da República já disse e repetiu que a forma como se tenta privatizar os Correios fere a Constituição Federal. Apregoa garantias de manutenção do atendimento postal que o projeto não traz com clareza e segurança. Não explica de onde sairão os recursos para custear a tarifa social, incluída no projeto para tentar mascarar o inevitável e brutal aumento de preços e de tarifas que será imposto aos brasileiros com a privatização. E ainda tenta macular a imagem da empresa com dados sobre qualidade que não se sustentam quando são confrontados com a realidade dos rankings de reclamações nos Procons, de longe liderados por companhias privatizadas de serviços públicos. A mesma Abcomm, citada pelo relator, tem premiado os Correios como “a melhor empresa de logística”, a partir de aferição junto a seus associados.

Felizmente, o Senado brasileiro é composto em sua maioria por parlamentares que não se submeterão a argumentos rasos e sabidamente falsos, como os usados pelo governo e repetidos pelo relator em seu artigo. O Senado saberá apreciar com profundidade o PL-591/2021 e avaliar os imensos riscos que esse projeto traz para os cidadãos e para empresas brasileiras. Não serão belas lâminas de power point, feitas por caras consultorias, ou declarações de cunho meramente político-ideológico, como as proferidas pelo relator em seu artigo, que mudarão isso.

Fonte: Redação C/ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter