Anadia/AL

26 de outubro de 2021

Anadia/AL, 26 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Uncisal divulga ações que acontecem de forma totalmente online e gratuita

Por GyanCarlo

Em 4 de outubro de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
VV

Foto: Divulgação

Especialistas foram convidados para fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, é tema da programação mensal que a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por intermédio do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (NEQVT), promove de forma totalmente online e gratuita. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Para divulgar informações sobre o câncer de mama, a programação do Outubro Rosa 2021, promovido pelo NEQVT/Uncisal no instagram @neqvtuncisal, vai contar com conteúdo de especialistas para fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Como não há uma única causa para o câncer de mama, coordenadora do NEQVT/Uncisal, Rosalva Medeiros, explicou que a programação foi pensada de modo a abordar os diversos fatores relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. “Durante todo o mês de outubro, trataremos de ações voltadas para a saúde feminina. Para isso, buscamos profissionais que trarão informações e alertas para a importância da prevenção e do cuidado com o câncer de mama”, explicou.

Na programação, no dia 06 de outubro, a psicóloga Alynne Acioli Santos vai falar sobre saúde mental; no dia 13 de outubro, a nutricionista Denise Bertoni vai abordar sobre a alimentação; no dia 20 de outubro, o mastologista Alexandre Calado vai explicar sobre o câncer de mama; e a educadora física Rosângela Borges vai conversar sobre atividades física no dia 27 de outubro. Todo o conteúdo pode ser assistido pelo instagram @neqvtuncisal.

O câncer de mama – Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que, para o Brasil, devem ocorrer 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fonte: Tribuna Hoje

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter