Anadia/AL

24 de outubro de 2021

Anadia/AL, 24 de outubro de 2021

Hemoal Maceió abre para doação de sangue no feriado

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 11 de outubro de 2021

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
rs=w_800,h_500,i_true,cg_true,ft_cover (2)

Além de usar máscara, o voluntário que desejar doar sangue neste feriado, deve ter no mínimo 16 anos de idade / Foto: Assessoria / Divulgação

Assessoria

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) abre para doação de sangue nesta terça-feira (12), Feriado Nacional da Padroeira do Brasil. O órgão, que está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, atende das 7h30 às 17 horas.

Já o Posto de Coleta do bairro Farol, situado no Hospital Veredas, não funciona no feriado e reabre na quinta-feira (14), das 7h às 17h. No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, no bairro Centro, também não funciona para doação de sangue no feriado e reabre na quarta (13), às 7h30.

Além de usar máscara, o voluntário que desejar doar sangue neste feriado, deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar pesando 50 quilos ou mais e portando um documento de identificação oficial e original com foto. Caso seja menor de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais, portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Já as pessoas que tenham sífilis, Aids, doença de Chagas e as que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, ficam impedidas de doar sangue. As lactantes e gestantes também são proibidas de praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS).

Para repetir a doação de sangue, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses. As mulheres, por outro lado, ainda conforme o Ministério da Saúde, ficam proibidas durante três meses. Quanto ao voluntário que tenha feito uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Covid-19 – No caso das pessoas que tomaram as vacinas contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Se o voluntário tomou a CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose; já quanto a AstraZeneca, Pfizer e Jassen, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou a segunda dose.

Mas, se o doador estiver infectado pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já o voluntário que manteve contato com pessoas infectadas, caso não tenha apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, pode realizar a doação de sangue normalmente, desde que esteja usando máscara.

Fonte: Cada Minuto

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter