Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Prova Alagoas testa aprendizado de matemática e português de 154 mil estudantes

Serão avaliados aproximadamente duas mil escolas e 6.386 turmas do ensino fundamental e médio de todo o estado

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 21 de outubro de 2021

vv

Foto: Valdir Rocha

A Secretaria do Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) realiza, a partir desta quinta-feira (21), a Prova Alagoas para cerca de 154 mil estudantes dos 2º , 5º e 9º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, das redes municipal e estadual. O exame é estratégico na verificação e diagnóstico da aprendizagem, assessoramento das escolas no planejamento pedagógico e preparação dos alunos visando a melhoria dos índices da Prova Brasil. No total, 1830 escolas da rede pública participam da avaliação.

A Prova Alagoas é um dos eixos do Programa Escola 10, iniciativa que une Estado e Municípios em prol da melhoria dos índices educacionais alagoanos, o que inclui metas para garantir a alfabetização na idade certa, a redução da distorção idade/série, o analfabetismo e a evasão escolar. Na ocasião será avaliada a aprendizagem dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

Ivandelma Gabriel, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, vê a prova Alagoas como um importante instrumento de diagnóstico da qualidade do ensino. “Por meio dos resultados, poderemos replanejar pedagogicamente as ações que já estão sendo executadas, especialmente com retorno das atividades presenciais. Além disso, a realização dessa prova, antes do SAEB, vai nos ajudar a mensurar a taxa de participação dos estudantes na avaliação, já que a mesma vai seguir todos os protocolos que são usados pelo SAEB”, frisou.

Em 2019 participaram da prova mais de 108 mil alunos  de 1693 escolas das redes municipal e estadual de turmas de 5º, 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Este ano, serão 154 mil alunos, 1830 escolas e 6.386 turmas avaliadas e a principal novidade é a inclusão das turmas de 2° ano do ensino fundamental.

Fonte: Tribuna Hoje

Galeria de Imagens