Anadia/AL

19 de março de 2024

Anadia/AL, 19 de março de 2024

Moro critica mineração por traficantes em terras indígenas, depois de decisão sua que facilitou garimpo

Em fevereiro de 2020, Moro, como ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, assinou projeto que facilitou a ação de garimpeiros em territórios indígenas

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 27 de novembro de 2021

vv

Sergio Moro (Foto: Divulgação | Reuters/Bruno Kelly)

 Candidato pelo Podemos à Presidêcia da República, o ex-juiz Sergio Moro, declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos contra o ex-presidente Lula na Lava Jato, utilizou o Twitter neste sábado (27) para criticar a participação de traficantes em grupos de mineração em terras indígenas.

“Traficantes de drogas com licença do governo para garimpar ouro. Um retrato do descaso. A Agência Nacional de Mineração tem que checar a ficha criminal de quem requer licença de exploração mineral. É óbvio e é fácil”, escreveu.

Em fevereiro de 2020, no entanto, o próprio Moro, enquanto ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, assinou um projeto que facilitou a ação de garimpeiros em territórios indígenas..

Em 2021, o Ministério Público Federal (MPF) classificou o texto, assinado também pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, como inconstitucional. “A apresentação do PL 191/2020 e as manifestações de apoio ao garimpo emanadas de algumas autoridades explicam, ao menos em parte, o crescimento dessa atividade ilegal em terras indígenas, o que ameaça comunidades indígenas próximas às áreas de garimpo”, diz a nota da Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF.

Fonte: Brasil 247

Galeria de Imagens