Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Prefeitura diz que vai notificar BRK Ambiental por lançamento de esgoto na orla de Maceió

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de dezembro de 2021

vvq

Itawi Albuquerque/TNH1

A Prefeitura de Maceió vai notificar a BRK Ambiental por lançamento de esgoto irregular na orla da capital. Segundo o Município, a notificação é resultado de fiscalizações, nessa segunda-feira (6), que constataram a falta de manutenção e a sobrecarga de esgotamento sanitário, o que ocasiona os transbordamentos nos poços de visita da BRK Ambiental. Ontem, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) multou a Prefeitura de Maceió em R$ 100 mil.

De acordo com a fiscalização dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (Sedet), os poços de visita estavam acima da sua capacidade com gordura em todo interior, causando assim a obstrução.

VEJA TAMBÉM
  • Após transbordamento de esgoto, Polícia Federal coleta amostas na orla de Maceió
  • MPF dá 5 dias para Prefeitura, IMA e BRK explicarem esgoto em praia de Maceió
  • BRK diz que línguas sujas em Maceió foram causadas por ligações clandestinas de esgoto
  • Esgoto transborda e expulsa banhistas da Praia da Ponta Verde em Maceió; veja vídeo
  • IMA autua a Prefeitura de Maceió em R$ 100 mil por lançamento de esgoto na orla

Em razão desse quadro, a Sedet vai intensificar as fiscalizações que já ocorrem diariamente, de forma integrada, em uma operação direcionada aos bares e restaurantes da região por conta do grande volume de gordura encontrados nos poços de visita. Embasados na lei 6.961/19, o empreendimento que for flagrado com acúmulo de gordura será atuado pelo Município.

TNH1 entrou em contato com a BRK Ambiental, que informou que o vazamento não tem relação com o sistema de esgotamento sanitário operado pela empresa.

Esforços concentrados – A Prefeitura de Maceió considera as chamadas “línguas sujas”, localizadas em algumas praias da capital alagoana, um grave problema provocado pelo descaso na prestação do serviço de esgotamento sanitário.

Tanto a Casal quanto a empresa BRK Ambiental já foram autuadas em outras ocasiões pelo Município por conta das línguas sujas, cujo surgimento poderia ter sido inibido pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), órgão responsável pela fiscalização do serviço esgoto prestado por estas empresas.

O secretário-adjunto do Meio Ambiente de Maceio, Ismar Macário, questiona o fato de o município ter sido autuado recentemente pelo IMA. “Soa como simplificação do problema que tem causado danos e impactos ambientais à cidade e à população. Fugir das obrigações não ajuda e sim causa ainda mais transtornos”, disse em relação ao IMA que, segundo ele, deveria ter fiscalizado a antiga e a atual concessionária.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens