Anadia/AL

1 de julho de 2022

Anadia/AL, 1 de julho de 2022

Meteorologista explica neblina registrada em Maceió e outras cidades nesta manhã

Por GyanCarlo

Em 23 de junho de 2022

NOP

Foto: Reprodução

O bairro de Serraria, em Maceió, registrou neblina, nesta manhã. - 08:53

Maceió e outras cidades alagoanas amanheceram “nas nuvens” nesta quinta-feira, 23. A densa neblina chamou a atenção da população, e parte dela precisou deixar suas residências para cumprir os compromissos nesta manhã. O meteorologista Gláuber Lopes conversou com o apresentador Douglas Lopes, no programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, e explicou o fenômeno.

“Esse fenômeno que acontece principalmente em noites muito frias. Aqui em Maceió não tem uma temperatura muito friazinha. Esse fenômeno acontece principalmente quando você tem noites muito frias e céu descoberto, ou seja, sem nebulosidade, sem nuvens. Então, durante o dia toda aquela radiação, aquela energia vem do sol e aquece o nosso planeta e durante a noite ela começa a perder essa energia para o espaço, porque você não tem mais essa fonte de energia que seria o sol. Durante a noite a gente vai perdendo energia e vai esfriando, até chegar ao ponto que pode ficar muito frio e formar uma nuvem”, disse.

“Qual é a grande questão? Para formar uma nuvem, a gente precisa de falta de temperatura, ou seja, uma temperatura mais agradável, mais amena, e além disso você precisa ter muita umidade. São os dois fatores que tiveram ontem à noite”, continuou o meteorologista.

Ainda segundo Gláuber Lopes, o bairro Antares, na parte alta da cidade, marcou 19ºC de temperatura, menos do que estava previsto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A situação é considerada atípica na região.

“Eu estava olhando por acaso as imagens do Antares, eu sou do Antares e tenho uma estação meteorológica aqui em casa, que marcou 19º graus de temperatura, isso é atípico para a região neste período, mesmo esse chuvoso. Esses dois fatores de temperatura baixa, sem nebulosidade e o fator adicional, que foi sem vento. Todas as condições de formar uma nuvem na superfície, que foi esse nevoeiro. Por isso que tem esse fenômeno, que para a gente aqui de Maceió não é tão comum, a gente acha estranho e lindo ao mesmo tempo”.

Além da capital alagoana, outras cidades registraram neblina nas primeiras horas da manhã. Foi o caso dos municípios da região metropolitana de Maceió, assim como cidades mais distantes, como Palmeira dos Índios, no Agreste. Veja abaixo:

Internauta registra neblina em Palmeira dos Índios (Crédito: Cortesia ao TNH1)

Neblina em Maceió – Bairros de Maceió amanheceram encobertos com uma densa neblina nesta quinta-feira, 23, véspera de São João. O fenômeno meteorológico pôde ser visto pelos moradores de algumas regiões da capital desde as primeiras horas de hoje.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a temperatura mínima na cidade deve chegar a 20ºC, enquanto a máxima, 26ºC, e a umidade relativa do ar mínima é de 75%, e a máxima, 100%. A neblina apareceu na manhã após as fortes chuvas que caíram no município desde a tarde de ontem.

Fonte: TNH1