Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Funcionárias denunciam o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por assédio sexual

"É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas", diz uma funcionária. Confira mais depoimentos | 18:43

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de junho de 2022

vv1

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

Existem há algum tempo dentro da Caixa Econômica Federal (CEF) relatos de que o presidente da instituição, Pedro Guimarães, coleciona episódios de assédio sexual. Funcionária do banco, Ana afirma que, a depender da proximidade dele com algumas das mulheres, o dirigente passa a se sentir “dono” delas. “É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas. Ele trata as mulheres que estão perto como se fossem dele”.

De acordo com Valéria, outra funcionária, o gabinete de Guimarães é que escolhe as mulheres para as comitivas dele nas viagens do programa Caixa Mais Brasil e o critério da seleção é definido conforme as preferências do presidente. “Mulher bonita é sempre escolhida para viajar”. Ele convida para as viagens as mulheres que acha interessantes”, afirmou.

Cristina, outra funcionária, disse que, em uma viagem, duas funcionárias da equipe foram chamadas para ir à piscina do hotel encontrar Guimarães. Segundo ela, depois uma das mulheres ouviu uma proposta indecente, feita por uma pessoa bem próxima a Guimarães. “E se o presidente quiser transar com você?”..

Em nota, a Caixa disse que “não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo”. “A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio”. “A Caixa possui, ainda, a cartilha ‘Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável’, que visa contribuir para a prevenção do assédio de forma ampla, com conteúdo informativo sobre esse tipo de prática, auxiliando na conscientização, reflexão, prevenção e promoção de um ambiente de trabalho saudável”.

*Brasil 247

Galeria de Imagens