Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Chuvas: Inmet divulga alerta vermelho para 26 cidades alagoanas nesta quarta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta de chuva às 8h40 desta quarta-feira, 03, - 09:34

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de agosto de 2022

ge

Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta de chuva às 8h40 desta quarta-feira, 03, para 26 cidades alagoanas, incluindo a capital Maceió. Com grau de severidade considerado de grande perigo, o alerta vermelho tem validade até às 8h da manhã de quinta-feira, 04. Mais dois alertas, nas cores laranja e amarela, também foram emitidos e são válidos até amanhã.

O alerta vermelho do Inmet mostra que as cidades podem ter chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Nessa situação, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.

O mapa do instituto mostra que os municípios afetados ficam em parte do Litoral, da Zona da Mata e da região Norte do estado. A chuva também deve atingir a Mata e o Agreste pernambucano.

Veja as cidades alagoanas:

  1. Barra de Santo Antônio
  2. Campestre
  3. Colônia Leopoldina
  4. Coqueiro Seco
  5. Flexeiras
  6. Ibateguara
  7. Jacuípe
  8. Japaratinga
  9. Joaquim Gomes
  10. Jundiá
  11. Maceió
  12. Maragogi
  13. Marechal Deodoro
  14. Matriz de Camaragibe
  15. Messias
  16. Murici
  17. Novo Lino
  18. Paripueira
  19. Passo de Camaragibe
  20. Porto Calvo
  21. Porto de Pedras
  22. Rio Largo
  23. Santa Luzia do Norte
  24. São Luís do Quitunde
  25. São Miguel dos Milagres
  26. Satuba

Veja as instruções do instituto:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Outros alertas – Além do alerta vermelho, o de maior risco para acumulado de água, o estado de Alagoas também tem avisos de alerta nas cores amarela e laranja, com validade até a quinta-feira.

O alerta laranja significa perigo de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Cidades do leste de Alagoas estão inseridas.

Com o alerta amarelo, as regiões devem registrar chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Parte do Agreste e da Zona da Mata está inserida no alerta. Clique aqui e veja mais detalhes.

Chuva em quase todas as regiões do estado – O tempo em quase todas as regiões de Alagoas deve continuar chuvoso durante toda esta quarta-feira, 03. A previsão foi confirmada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).  Segundo o órgão, as chuvas devem se estender pelas próximas 24 horas, deixando a população de algumas regiões em alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos.

O coordenador da Semarh, Vinícius Pinho, chamou a atenção para um acumulado significativo de chuvas para a Zona da Mata, Leste, e Litoral do estado.

“A previsão é de mais chuva em Alagoas nesta quarta-feira. Ela deve se estender durante todo o dia, com intensidade moderada em alguns pontos do estado. Devemos ter atenção em especial para um acumulado significativo de chuvas na Zona da Mata, Leste e Litoral de Alagoas. A capital alagoana também deve ter um grande volume no acumulado de chuvas, podendo registrar alguns pontos de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco”, disse o meteorologista.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens