Anadia/AL

28 de fevereiro de 2024

Anadia/AL, 28 de fevereiro de 2024

Fiéis lotam praias de Maceió em reverência a Iemanjá

Adeptos a religiões de matriz africana celebram, neste 8 de dezembro, a orixá 'Rainha do Mar' | 11:56

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 8 de dezembro de 2023

YEMANJÁ

Fiéis reverenciam Iemanjá - Foto: Livia Tenório

Por Livia Tenório e Matheus Bomfim

Dezenas de adeptos a religiões de matriz africana foram à orla da Pajuçara, em Maceió, nesta sexta-feira (8), para celebrar o Dia de Iemanjá, a orixá considerada rainha das águas e mãe de outros orixás. Este dia é feriado municipal em Maceió, que também é alusivo a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na religião católica.

Na manhã de hoje, fiéis levaram oferendas em barcos para lançar ao mar, a fim de que Iemanjá as receba. Eles também devem participar de cultos até o fim do dia.

Abelardo de Oyá tem 52 anos e 40 de religião, é do candomblé e participou das comemorações. “Vim agradecer a Iemanjá pelo ano e pedir para que ela renove as novas energias para 2024.”, falou.

Desde cedo, é grande a movimentação de adeptos do candomblé e umbanda, principalmente pela devoção à “Rainha do mar”. Caravanas provenientes do interior se somam aos religiosos integrantes dos terreiros da capital no culto à orixá.

Cânticos, cores, tambores e muita dança se misturam, criando uma atmosfera especial nos locais onde os religiosos se concentram. As praias são os locais mais procurados pelos devotos.

Fiéis ocupam praias de Maceió em reverência a Iemanjá – Foto: Livia Tenório

Aquilo que é a mais verdadeira manifestação de religiosidade e fé se transforma em um espetáculo para os muitos visitantes que frequentam a praia da Pajuçara. Toda a comemoração agradou quem passava ou curtia a praia.

Deisy Moraes é da Umbanda. Ela também não escondeu a felicidade de estar comemorando o dia de hoje. “Então, assim, é muito gratificante, é emocionante, ver isso, ver o Axé. Todos juntos, um Axé só. É muito bonito de se ver”, pontuou.

Fiéis ocupam praias de Maceió em reverência a Iemanjá – Foto: Livia Tenório

A expectativa é que, até o final do dia, milhares de pessoas passem pelas praias, sejam religiosas ou não, em um feriado previsto no calendário oficial da cidade e de ponto facultativo para as repartições públicas estaduais e federais.

Iemanjá é uma divindade africana. No Brasil, possui caráter sincrético e reúne atributos de outros orixás femininos. Há ainda uma equivalência a Nossa Senhora da Conceição. No período escravocrata, os negros eram proibidos de manifestarem suas crenças nas senzalas. Por isso, disfarçavam orixás de santos católicos.

Fiéis reverenciam Iemanjá – Foto: Livia Tenório

Redação com Gazeta Web

Galeria de Imagens