Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

“Campos Neto está prevaricando ao não intervir no câmbio”, diz Lindbergh

Deputado afirma que o Banco Central deveria atuar no mercado para equilibrar a taxa de câmbio | 12:22 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 19 de junho de 2024

VV1

(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O Brasil tem cerca de US$ 355 bilhões em reservas cambiais. Essas reservas, que foram construídas nos governos do PT, eliminaram o histórico problema da dívida externa brasileira e nos livraram do fardo dos ajustes do FMI. Lembram? Além disso, elas podem servir também para equilibrar o câmbio e para evitar ataques especulativos contra nossa moeda.

O Banco Central tem atribuição para executar a política cambial, podendo atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira e fazendo swap cambial, com o objetivo de conter movimentos desordenados e especulativos da taxa de câmbio. Ora, o dólar está subindo muito agora, de modo especulativo, sem que o BC faça nada.

Em primeiro lugar, interesse político. Campos Neto, bolsonarista, tem interesse no enfraquecimento do governo Lula. Estimula as especulações contra nossa economia. Vive fazendo previsões alarmistas e sombrias, apesar dos dados em contrário.

Em segundo lugar, o interesse econômico. Tem muita gente especulando com o dólar contra o real, e lucrando muito com isso.

Assim, o BC prevarica. Não cumpre uma função importante, que é sua.

E aí aproveitam para botar a culpa no Lula. O dólar, segundo os especuladores, sobe porque  Lula criticou o Campos Neto político, bolsonarista e candidato a Ministro da Economia do governador Tarcísio.

Total inversão de valores e de funções.

Campos Neto tem de parar de fazer política e começar a trabalhar a sério pelo Brasil. Como Lula faz.

*Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens