A Copa do Brasil, que reúne 92 times de todas as regiões do país, terá algumas ausências notáveis em 2025. Isso porque 19 clubes das Séries A, B e C não têm presença garantida para o torneio. Alguns ainda têm chance, sendo o principal deles o Corinthians, dono de três títulos, semifinalista na atual edição, e único integrante da elite ameaçado.
Mas há outros times tradicionais também na berlinda.
Ainda não conseguiram vaga na Copa do Brasil:
Série A: Corinthians
Série B: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta
Série C: ABC, Ferroviária, São Bernardo, Ypiranga-RS, Figueirense, Floresta-CE, Ferroviário-CE, São José-RS, Londrina e Volta Redonda
Apesar do cenário desfavorável, alguns desses clubes ainda têm chances de assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2025, inclusive o Corinthians. A definição dos participantes brasileiros na Libertadores pode abrir espaço para esses times, assim como o título da Série B, em um efeito cascata. Além disso, há estados que dão uma vaga a campeões de taças locais.
O que o Corinthians precisa para jogar a Copa do Brasil 2025?
O Corinthians é o caso mais emblemático entre os times sem vaga na Copa do Brasil. O clube paulista não conseguiu pelo Campeonato Paulista e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana diante do Racing, que era sua última esperança de classificação direta, uma vez que o campeão entra na Libertadores.
A Copa do Brasil reserva de sete a nove vagas para os clubes participantes da Libertadores. Caso sejam só sete brasileiros no torneio continental, os dois classificados restantes saem pelo Brasileirão.
A possibilidade de classificação pelo Campeonato Brasileiro para a Copa do Brasil de 2025 agora é remota, pois o Timão ocupa a 15ª posição na tabela, com uma distância significativa do G-6.
Para alcançar a vaga na Copa do Brasil 2025, o Corinthians precisaria garantir sua participação na Libertadores, o que exige, inicialmente, uma das seis primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Ou torcer por uma improvável combinação de resultados, aliada à sua escalada na tabela da Série A.
É que existe a possibilidade de o G-6 ser ampliado para G-8, o que pode ocorrer se Botafogo e Flamengo vencerem a Libertadores e a Copa do Brasil, respectivamente, com o Rubro-negro terminando no G-7; ou, se somente um dos dois times cariocas termine como campeão, e o Cruzeiro vença a Sul-americana, ao mesmo tempo terminando a Série A entre os sete primeiros.
Nessa situação, o Corinthians ainda teria que tirar os nove pontos de vantagem e passar o Cruzeiro, que ocupa hoje a oitava posição. Uma última situação possível, que seria um G-9, no caso de Botafogo, Flamengo e Cruzeiro serem campeões. Assim, se a Raposa terminar em oitavo no Brasileiro, o nono colocado fica com uma vaga.
Quem ainda pode alcançar a Copa do Brasil 2025?
ABC: na projeção do ranking de federações estaduais da CBF, o Rio Grande do Norte está ultrapassando o Maranhão, assumindo a 14ª colocação e “tomando” uma vaga na Copa do Brasil. Caso isso se confirme ao fim da temporada, a vaga fica com o ABC.
São Bernardo e Ponte Preta: dependem da classificação de outros times paulistas para a Libertadores ou do Santos ser campeão da Série B.
Mirassol: pode garantir a vaga caso conquiste o título da Série B.
Avaí e Chapecoense: para o Avaí, a chance surge caso o Criciúma se classifique para a Libertadores. Já a Chapecoense disputa a Copa Santa Catarina e fica com a vaga se for campeão.
Ypiranga-RS e São José-RS: estão na disputa da semifinal da Taça Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – quem for campeão fica com a vaga. O São José tem uma outra chance caso Grêmio e Internacional classifiquem para a Libertadores.
Floresta-CE e Ferroviário-CE: competem por uma vaga na Copa do Brasil pela Taça Fares Lopes, que ainda não iniciou. Apenas o campeão se classifica.
Outro clube tradicional que pode herdar uma vaga na Copa do Brasil é o Santa Cruz, que está na Série D e depende do Sport ser campeão da Série B.
Confira as 76 equipes com vaga na Copa do Brasil 2025
Acre: Independência-AC e Humaitá;
Alagoas: CRB, ASA e CSA;
Amapá: Oratório e Trem;
Amazonas: Amazonas e Manaus;
Bahia: Bahia, Vitória e Barcelona de Ilhéus;
Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e (campeão Taça Fares Lopes);
Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e (campeão da Copa FMT);
Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.
Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletic Club;
Pará: Paysandu, Remo, Tuna Luso e São Francisco-PA;
Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
Paraná: Athletico-PR, Maringá, Coritiba, Operário-PR e FC Cascavel;
Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
Piauí: Altos e Parnahyba;
São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo e Votuporanguense.
Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo e (campeão da Copa Rio);
Rio Grande do Norte: América-RN e Santa Cruz-RN;
Rio Grande do Sul: Grêmio, Juventude, Internacional, Caxias e (campeão da Copa FGF);
Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
Santa Catarina: Brusque, Criciúma e (campeão da Copa Santa Catarina).
Sergipe: Confiança e Sergipe.
Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.
Redação com Globo Esporte
Click na Imagem, aproveite e peça já o seu ✨
Fique de👁️🗨️nas notícias ✨
Curta & Compartilhe ✨