Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Em reunião com ministros nesta segunda-feira, Lula deve reafirmar que não cortará despesas da educação e saúde

Lula se reúne hoje com ministros para debater sobre a questão fiscal

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de junho de 2024

ggggt

Foto: Reprodução

A revisão de gastos públicos será discutida nesta segunda-feira em reunião do presidente Lula com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão) e Rui Costa (Casa Civil). Antes de embarcar na semana passada para a Itália, onde participou da reunião do G7, o grupo dos países mais ricos do mundo, Lula solicitou a Rui Costa que agendasse esse encontro. A disposição do presidente é evitar que o contingenciamento de despesas atinja a educação e a saúde.

Durante a viagem, Lula admitiu, a possibilidade de rever despesas públicas desde que o ajuste não recaísse sobre os mais pobres.

A revisão de despesas dependerá primeiramente do aval de Lula e, depois, da disposição dos parlamentares, inclusive do PT, de aprová-la na Câmara e no Senado.

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo informa que será examinada na rteunião a possibilidade de um contingenciamento (bloqueio temporário) maior de gastos no próximo relatório bimestral de receitas e despesas, previsto para julho. O objetivo seria sinalizar comprometimento com o centro da meta fiscal de 2024. .

O presidente Lula quer evitar que o contingenciamento atinja a educação e a saúde. Durante coletiva de imprensa na Itália, Lula deixou claro que não quer mexer nos pisos constitucionais desses dois setores.

Fonte: Brasil 247

Galeria de Imagens