Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Médicos recebem título de especialistas após concluírem Programa de Residência no HGE

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 22 de fevereiro de 2024

vv2

Marco Antônio / Ascom Sesau

Por: Thallysson Alves 

Os alagoanos ganharam mais onze médicos qualificados pelo Programa de Residência Médica em unidades do Governo de Alagoas. São dez do Hospital Geral do Estado (HGE) e um da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A formatura aconteceu na noite de quarta-feira (21), no Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, onde reuniu o corpo docente e servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“Estou muito feliz por esse momento, porque é a maior prova do nosso crescimento e relevância. Antes, ninguém queria fazer residência médica no HGE. Agora, temos muita concorrência pelas vagas. Isso é o resultado da nossa estruturação, do empenho dos alunos, dos preceptores e de todas as partes funcionando de forma integrada. Pois, a graduação nos forma, mas é a residência que nos qualifica”, afirmou Lorella Chiappetta.

José Ismair de Oliveira dos Santos foi o orador da turma de Clínica Médica. Ele é um dos novos especialistas e compartilhou em seu discurso a importância da sua decisão pelo maior hospital de Urgência e Emergência de Alagoas. Para o médico, o seu crescimento profissional não teria alcançado tamanha proporção sem a contribuição dos professores, dos estudiosos e, principalmente, da infinidade de casos estudados diariamente.

“A residência médica é o momento certo para aperfeiçoar as habilidades adquiridas na graduação, para consolidar o conhecimento teórico e aplicá-lo de acordo com as últimas evidências científicas. A tecnologia é importante, mas não é determinante. Em muitos casos ficou evidente que somos a última e talvez a única opção de nossos pacientes. Agradecemos a dedicação de todas as pessoas envolvidas, que, inclusive, nos fizeram a turma de Clínica Médica com maior aprovação para estudo de subespecialidades em outras instituições”, pontuou Ismair dos Santos.

Luís Santana e Alda Mendonça, são pais da médica Alyce Mendonça, agora pediatra. Eles disseram estarem muito emocionados com a conquista de sua filha e lembra dos esforços da família para alcançar esse título de especialista. Para eles, o apoio da família é muito importante durante todo o período de estudos, uma vez que há muitos desgastes e exigências que podem ser superados com muito amor e companheirismo.

“Alyce é uma pessoa meiga, competente, uma menina exemplar. Ela é muito humana e com certeza será uma grande médica pediatra. A residência médica foi uma alternativa que ela encontrou para aperfeiçoar os seus conhecimentos, no objetivo de que, brevemente, possa prestar assistência qualificada a quem precisar. Eu adoro a minha filha e desejo todo sucesso para ela e para todos os outros médicos que estão aqui”, declarou, com emoção, Luís Santana.

Dos onze novos especialistas, três se dedicaram a Pediatria (Alyce Luisa Mendonça de Santana, Marília Millena Remígio da Costa e Caroline Montenegro Silva Perez), três a Neurologia (João Vitor Nunes Sobreira Cruz, Pedro Thiago Simões Ferreira e Allef Roberto Gomes Bezerra) e cinco em Clínica Médica (Allan Pontes de Queiroz, Tathyane Trajano Barreto, Rafaella Maria Bezerra Pineiro Custódio, José Ismair de Oliveira dos Santos e Andrezza Barbosa Leão).

“Nós agradecemos o empenho de todos os alunos da residência e renovamos a nossa vontade em continuar oferecendo ensino de qualidade aos nossos futuros especialistas. Estamos trabalhando com coração também para expandir o nosso programa, abraçando também outras áreas profissionais. Esse é o nosso compromisso com os alagoanos, oferecer o melhor serviço, o mais eficiente, e uma de nossas bases está a educação”, declarou o diretor geral do HGE, Fernando Melro.

Na mesa de honra estiveram presentes a presidente do Sinmed/AL, Silvia Melo; o presidente da Comissão de Residências Médicas de Alagoas (Cerem/AL), Fernando Fidelis; a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HGE, Lorella Chiappetta; e os coordenadores no HGE de residência médica em Neurologia, Patrícia Nunes; em Clínica Médica, Maria de Lourdes Gusmão; e em Pediatria, Roney Damascena.

*Redação com Alagoas. Al

Galeria de Imagens