Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Morre a atriz Ilva Niño, aos 90 anos: ‘Em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais’, diz hospital

Artista se destacou em 'Roque Santeiro' (1985), quando interpretou a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina (Regina Duarte), a Mina.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 12 de junho de 2024

Atriz Ilva Niño

A atriz Ilva Niño como Dona Epifânia em 'Cheias de charme' — Foto: TV Globo / Estevam Avellar

Por Gabriela Medeiros

Morreu na manhã desta quarta-feira (12), a atriz Ilva Niño, aos 90 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o último dia 13 de maio. Ao EXTRA, a unidade de saúde lamentou a perda e informou que “a morte aconteceu em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos”. Ainda não há informações sobre o horário do velório, mas, de acordo com pessoas próximas, será aberto ao público.

Ilva se destacou em “Roque Santeiro” (1985), quando interpretou a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina (Regina Duarte), Mina. Em sua carreira, também participou de outras produções, como “Cheias de charme” (2012) e “Alma gêmea” (2005), exibidas atualmente nas tardes da Globo.

Nascida em Floresta, em Pernambuco, ela participou do Movimento de Cultura Popular, no início da década de 1960, e comentou sobre a época ao “Memória Globo” sobre sua trajetória: “A gente fazia um trabalho maravilhoso dentro dos engenhos. Íamos preparando os camponeses para receber o trabalho de alfabetização que vinha de Paulo Freire. O teatro abre essa facilidade de comunicação”.

Na Globo, começou no elenco de “Verão vermelho” (1969), e depois seguiu fazendo outras novelas. Sobre o sucesso de sua Mina, de “Roque Santeiro”, a atriz comentou: “Uma pontinha de nada em ‘Roque Santeiro’, e a Mina não morreu nunca, até hoje todo mundo grita pela Mina na rua. Foi um grande sucesso, merecidamente um grande sucesso”.

Ilva tem no currículo ainda papéis em produções como “O outro” (1987), “Bebê a bordo” (1988), “Sexo dos anjos” (1989), “Pedra sobre pedra” (1992), “Tropicaliente” (1994), “Senhora do destino” (2004),”Terra nostra” (1999), “Sete pecados” (2007), e mais.


Novela – Saramandaia – TV Globo

Redação com Extra Online

Galeria de Imagens