Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Omissão é uma das principais causas do feminicídio, diz ministra

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de março de 2024

Ministra

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil | Foto: Reprodução

Por Nadia Faggiani / Liliane Farias

A omissão de pessoas próximas tem sido uma das principais causas de feminicídios no país. A declaração foi dada hoje pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, no programa Bom Dia Ministra.

Ela pediu que as pessoas acionem os telefones 180 ou 190 caso percebam agressões. “O aumento do feminicídio tem se dado por omissão. Omissão do vizinho, omissão da família, omissão dos amigos. É preciso fazer alguma coisa. Nós tivemos um caso aqui em Brasília, que a mulher apanhou a noite inteira. Os vizinhos escutaram e não fizeram nada. Só fizeram a hora que a criança, desesperada, tentou abrir a porta porque a mãe já estava morta”.

De acordo com o Ministério da Justiça, no ano passado, 1.445 mulheres foram vítimas de feminicídio. Apenas seis casos a menos que em 2022. No entanto, o índice do ano passado é maior que os de 2021 e 2020.

A ministra afirmou que o governo quer reforçar as patrulhas Maria da Penha e investir R$ 10 milhões em tornozeleiras eletrônicas para agressores de mulheres. A ministra também quer preparar três mil mulheres para atuarem como lideranças no combate à violência nos municípios.

Cida Gonçalves disse ainda que a lei de igualdade salarial pretende mudar a cultura nas empresas. Para ela, combater a violência e a desigualdade é um processo civilizatório. “Igualdade, enfrentamento à misoginia e não há violência é um processo civilizatório. Nós não temos discussão. É um processo civilizatório. Não tem civilização com mulheres sendo mortas e com salários desiguais. E não existe democracia dessa forma”.

A ministra anunciou a inauguração de duas Casas da Mulher Brasileira, uma em Teresina, no Piauí, e uma em Ananindeua, no Pará. E dois Centros de Referência em Goiás, em Jataí e Cidade Ocidental.

Redação com Radioagência 

Galeria de Imagens