Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Senado libera crédito para modernização da agricultura familiar

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de fevereiro de 2024

agricultura

Foto: Reprodução - gov.br/secretariageral/

Por Hérica Christian.

Aprovado pelo Plenário, o projeto inclui na Lei da Agricultura Familiar a modernização e o desenvolvimento sustentáveis; e a inovação e o desenvolvimento tecnológico entre os aspectos a serem considerados no planejamento e na execução das ações da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Pela proposta, os bancos públicos deverão financiar, por exemplo, a compra de GPS, drones e sensores para a chamada agricultura de precisão com a finalidade de otimizar o uso da terra, água e fertilizantes.

Por esta linha de crédito, os agricultores familiares também poderão adquirir aplicativos móveis para monitorar o clima, gerenciar o plantio e a colheita; sistemas de monitoramento de gado e rebanhos; estufas inteligentes, tecnologias de conservação de água, como irrigação por gotejamento e captação de água da chuva; e fontes de energia renovável, como painéis solares e aerogeradores.

O relator, senador Alan Rick, do União do Acre, destacou que essa possibilidade de financiamento vai permitir que os agricultores familiares tenham acesso ao desenvolvimento sustentável, inovação e ao uso de tecnologias para melhorar a produção de alimentos.

É modernização, inovação o uso de novas tecnologias para garantir o aumento da produção com menor uso de áreas a serem desmatadas, ou seja, é um projeto que traz um benefício para a sociedade, para o produtor e para o meio ambiente. Os agricultores familiares, aqueles que representam 77% dos produtores rurais do Brasil, é o pequeno agricultor, aquele que busca o acesso ao crédito, aquele que busca o acesso ao Pronaf, as linhas de crédito do FNO e FNE, FCO, todos esses serão contemplados.

O senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, também ressaltou a importância do financiamento para a modernização da agricultura familiar.  Na nossa região, a agricultura familiar é de uma importância muito grande. Infelizmente, a tecnologia tem uma dificuldade muito grande para chegar aos rincões desse país e ainda tem as questões ambientais que nós temos que enfrentar.

Então, quanto maior a tecnologia e inovação nesse sentido, com certeza você vai facilitar a vida dessas pessoas para produzir. É um projeto que vem em boa hora. De autoria do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, do União do Tocantins, o projeto aprovado pelo Senado segue para a sanção presidencial.

Redação com Rádio Senado

Galeria de Imagens