Por: Laurita Arruda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira.
O encontro ocorre num momento em que o governo tenta desmentir uma série de fake news sobre taxação do Pix.
As publicações vieram após uma instrução normativa da Receita Federal. A partir dessa norma, a Receita Federal passou a receber informações sobre transações financeiras que ultrapassem R$ 5 mil mensais para pessoas físicas.
Esta medida não se restringe apenas ao Pix, mas abrange todas as formas de movimentação financeira, incluindo TEDs, saques e depósitos.
Anteriormente, apenas os bancos tradicionais eram obrigados a fornecer informações sobre as movimentações de seus clientes. Agora, esta obrigação se estende também às operadoras de cartão de crédito, fintechs e às instituições de pagamento.
VIDEOS PARA CONTER A ONDA
Na sexta, Lula gravou um vídeo em que aparece enviando um Pix para a Arena Corinthians, em Itaquera, bairro da capital paulista, e diz que a divulgação está sendo feita para provar que não há cobrança de taxa em cima da transferência.
— Tem uma quantidade enorme de mentiras, desde ontem, em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. Eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix. O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. Vou doar R$ 1013 para resolver o problema da dívida do Corinthians. Estou junto com a torcida do Corinthians. Eu acredito no Pix, acredito no governo e nós não vamos taxar — disse na gravação que foi publicada nas redes sociais.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também divulgou um vídeo, na quinta-feira, para desmentir informações falsas sobre uma suposta cobrança de taxa sobre o Pix e outros impostos que não foram propostos pelo governo.
DO TL
Mais uma vez , o Governo Lula corre atrás do prejuízo para reverter danos de ruídos da Comunicação.
A diferença com a substituição depois da troca do ex-ministro Paulo Pimenta pelo marqueteiro Sidônio Palmeira é o foco nas mídias digitais. Ou seja, a comunicação tradicional/analógica deve ficar em segundo plano neste momento …
Redação com Tribuna do Norte
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